Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Centro Nacional de Tiro pronto para receber os Jogos Olímpicos de 2016

Por Rio 2016

Estruturas envidraçadas permitem integração com a natureza local

Centro Nacional de Tiro pronto para receber os Jogos Olímpicos de 2016

Foto: J.P.Engelbrecht/Textual

O Brasil tem plenas condições de receber os Jogos Olímpicos de 2016. A afirmação é dos atiradores que disputam a Copa do Mundo de Tiro Esportivo, que acontece no Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro, e que reúne 254 atletas de 44 países. Após quatro dias de competições a avaliação dos atletas sobre o Complexo é das melhores. O norueguês Harald Stenvaag já atirou em estandes de seis Jogos Olímpicos e conquistou  duas medalhas: bronze na carabina três posições, em Sydney 2000; e prata na carabina deitado 50m, em Barcelona 1992. E é com a experiência de mais de 35 anos de carreira que ele analisa as instalações do Complexo Esportivo de Deodoro. “É um estande muito parecido com o dos Jogos Olímpicos de Sydney, um lugar muito agradável, com excelentes postos de tiro. Se o Brasil realizar uma edição dos Jogos Olímpicos, com certeza poderá utilizar este Centro de Tiro”, disse o atirador, de 55 anos.

A semelhança com o estande de Sydney também chamou a atenção do dinamarquês Torben Grimmel, que nos Jogos Olímpicos de 2000 conquistou a prata na carabina deitado 50m. “É muito claro que este projeto foi inspirado no estande olímpico de 2000, e isso é ótimo. É muito agradável competir neste local, que tem nível internacional e poderia receber tranqüilamente uma competição olímpica”, garantiu Grimmel.

O Complexo Esportivo de Deodoro também impressionou a sérvia Jasna Sekaric, que tem no currículo cinco medalhas em quatro edições dos Jogos Olímpicos: Atenas 2004 (prata na pistola de ar 10m), Sydney 2000 (prata na pistola de ar 10m), Barcelona 1992 (prata na pistola de ar 10m) e Seul 1988 (ouro na pistola de ar 10m e bronze na pistola 25m). “A instalação é muito funcional e organizada, com características de outros estandes internacionais que conheci. Com certeza o Brasil poderia receber uma competição olímpica neste local”, disse Jasna.

Com área de mais de 50 mil metros quadrados, o Centro Nacional de Tiro Esportivo possui formato retangular, com linhas modernas. Os quatro estandes (10m, 25m, 50m e estande de finais) são integrados por uma passarela, por onde o público pode circular para assistir às diferentes provas. Nas laterais, vidros laminados verdes garantem proteção térmica e acústica, além de promover maior segurança. As estruturas envidraçadas também permitem integração com a paisagem natural característica do local, que foi preservada.

Para o suíço Christoph Schmid, classificado para os Jogos de Pequim, o estande brasileiro será referência mundial. “Na Suíça, não temos nada como este estande. A instalação é de alto nível”, elogiou.