CASA BRASIL: Saiba mais sobre a exposição “Brasil, a hora é essa!”
Imagens em backlights e videowalls, além de peças de artesanato de diversos artistas brasileiros, mostram a nova e vibrante inserção do país no mundo
Imagens em backlights e videowalls, além de peças de artesanato de diversos artistas brasileiros, mostram a nova e vibrante inserção do país no mundo
Arte: Divulgação
Um jovem e vibrante Brasil, de natureza exuberante e riqueza cultural sem paralelo, será o tema da exposição “Brasil, a hora é essa!”, uma das atrações da Casa Brasil, em Londres. A renovada inserção econômica, política e artística do país no mundo estará retratada em imagens em backlights e videowalls, e em peças de artesanato de artistas das cinco regiões brasileiras.
Cerca de 40 obras foram doadas para a exposição. Os materiais utilizados vão desde cerâmica e palha até renda, tapeçaria, madeira, papel, sementes, bordado e argila. Poderão ser vistas, por exemplo, as esculturas “O Clamor”, do pernambucano Marcos Sertania, e “Mandala”, do mineiro Mário Teles; a boneca de cerâmica da artesã mineira Zezinha; e o “Chapéu de Guerreiro” do alagoano Mestre Cicinho.
Além deles, a “Árvore da Vida” da Associação Ñhandeva do Rio de Janeiro; a escultura de madeira e cera de abelha Ema, do Mato Grosso do Sul; o “Bumba Meu Boi”, tema da cultura popular do artista maranhense Douglas Lopes; além de peças das etnias indigenas Wai Wai e Ticuna.
Após o término da exposição, as peças serão doadas para a Embaixada do Brasil em Londres, para o King’s Brazil Institute do King’s College e para outras instituições culturais da cidade, como o Victoria & Albert Museum.
A exposição está a cargo da Autoridade Pública Olímpica, que contou com a colaboração do Ministério do Turismo, da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) e da APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
A Casa Brasil
A Casa Brasil ocupará as principais galerias da Somerset House, às margens do Rio Tâmisa, em Londres, para exposições sobre a cultura brasileira, a arte e o design contemporâneos do Brasil, o Rio de Janeiro como cidade Olímpica e Paralímpica e o projeto Rio 2016™.
As obras estarão expostas para convidados no dia 20 de julho e ao público a partir do dia seguinte. A entrada é gratuita. O espaço fica aberto todos os dias, das 11h às 19h, até 8 de setembro. Às quintas-feiras, excepcionalmente, encerra as atividades às 21h.
Confira todas as atrações e visite a Casa Brasil!