Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Campeonato Sul-americano de Tiro Esportivo começa neste domingo no Complexo Esportivo de Deodoro

Por Rio 2016

Evento terá 288 atletas de 12 países e será disputado até o dia 24 em uma das instalações construídas para os Jogos Pan-americanos Rio 2007

Campeonato Sul-americano de Tiro Esportivo começa neste domingo no Complexo Esportivo de Deodoro

Foto: Alex Ferro

O Complexo Esportivo de Deodoro, uma das instalações construídas para os Jogos Pan-americanos Rio 2007, receberá, a partir deste domingo, dia 16, às 10h, o Campeonato Sul-americano de Tiro Esportivo. No Centro Nacional de Tiro Esportivo Guilherme Paraense, 288 atletas de 12 países competirão até o dia 24. Representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim, Julio Almeida e Stenio Yamamoto têm presença garantida no evento. Entre os destaques do campeonato também está o norueguês Harald Stenvaag, que conquistou duas medalhas olímpicas: bronze na carabina três posições, em Sydney-2000; e prata na carabina deitado 50m, em Barcelona-1992.

A competição oficial do Sul-americano reunirá atletas de sete países do continente (Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Venezuela e Bolívia), mas pela primeira vez atletas de nações fora da América do Sul, como Angola, Emirados Árabes, Grécia, Suíça e Noruega participarão como convidados. A iniciativa aumentará o nível da competição e permitirá uma melhor preparação dos brasileiros para os Jogos Olímpicos. Stenio Yamamoto, por exemplo, terá a chance de enfrentar o suíço Christoph Schmid, um de seus adversários em Pequim. “O Sul-americano será uma importante etapa de lapidação. O objetivo é estar no auge nos Jogos Olímpicos”, explicou Stenio, inscrito na prova de pistola 50m, que também disputará em Pequim.

Também classificado para os Jogos Olímpicos, Julio Almeida tem no Sul-americano uma chance de se preparar para a etapa brasileira da Copa do Mundo, que acontece de 22 a 28 de março, no mesmo Complexo Esportivo de Deodoro. Na ocasião ele tentará o índice para disputar a prova de pistola livre 50m em Pequim – já está classificado na pistola de ar 10m e tiro rápido 25m. “Desta vez acho que vai dar. Vou competir no Brasil, com uma boa arma e estou perto da meta”, acredita Julio, medalha de prata na pistola de ar 10m nos Jogos Pan-americanos Rio 2007.

O Sul-americano também marcará o retorno ao Brasil de três argentinos que subiram ao pódio no Rio 2007. O destaque é Juan Carlos Dasque, que na prova da fossa ganhou a medalha de ouro e estabeleceu novo recorde pan-americano, com 138 acertos. Os outros são Juan Angeloni, bronze na carabina três posições 50m; e Melisa Gil, bronze no skeet.

O Secretário Nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Djan Madruga, ressalta a importância do Complexo Esportivo de Deodoro para o esporte brasileiro. “Estes campeonatos ratificam a capacidade do Brasil para organizar grandes eventos esportivos e fortalecem nossa candidatura para receber os Jogos Olí­mpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Deodoro é uma instalação dos Jogos Pan-americanos que está em pleno funcionamento porque, somando-se este Sul-americano e a Copa do Mundo de Tiro Esportivo, são sete competições desde o fim dos Jogos Parapan-americanos, praticamente uma por mês. Isso demonstra a viabilidade do Complexo para diversos tipos de eventos”, destaca Djan Madruga.

O Campeonato Sul-americano de Tiro Esportivo e a etapa da Copa do Mundo de Tiro Esportivo têm realização da Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF) e da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE), patrocínio da Petrobras e apoio do Ministério do Esporte, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Exército Brasileiro.