Campeonato Sul-americano de Tiro Esportivo começa neste domingo no Complexo Esportivo de Deodoro
Evento terá 288 atletas de 12 países e será disputado até o dia 24 em uma das instalações construídas para os Jogos Pan-americanos Rio 2007
Evento terá 288 atletas de 12 países e será disputado até o dia 24 em uma das instalações construídas para os Jogos Pan-americanos Rio 2007
Foto: Alex Ferro
O Complexo Esportivo de Deodoro, uma das instalações construídas para os Jogos Pan-americanos Rio 2007, receberá, a partir deste domingo, dia 16, às 10h, o Campeonato Sul-americano de Tiro Esportivo. No Centro Nacional de Tiro Esportivo Guilherme Paraense, 288 atletas de 12 países competirão até o dia 24. Representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim, Julio Almeida e Stenio Yamamoto têm presença garantida no evento. Entre os destaques do campeonato também está o norueguês Harald Stenvaag, que conquistou duas medalhas olímpicas: bronze na carabina três posições, em Sydney-2000; e prata na carabina deitado 50m, em Barcelona-1992.
A competição oficial do Sul-americano reunirá atletas de sete países do continente (Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Venezuela e Bolívia), mas pela primeira vez atletas de nações fora da América do Sul, como Angola, Emirados Árabes, Grécia, Suíça e Noruega participarão como convidados. A iniciativa aumentará o nível da competição e permitirá uma melhor preparação dos brasileiros para os Jogos Olímpicos. Stenio Yamamoto, por exemplo, terá a chance de enfrentar o suíço Christoph Schmid, um de seus adversários em Pequim. O Sul-americano será uma importante etapa de lapidação. O objetivo é estar no auge nos Jogos Olímpicos, explicou Stenio, inscrito na prova de pistola 50m, que também disputará em Pequim.
Também classificado para os Jogos Olímpicos, Julio Almeida tem no Sul-americano uma chance de se preparar para a etapa brasileira da Copa do Mundo, que acontece de 22 a 28 de março, no mesmo Complexo Esportivo de Deodoro. Na ocasião ele tentará o índice para disputar a prova de pistola livre 50m em Pequim já está classificado na pistola de ar 10m e tiro rápido 25m. Desta vez acho que vai dar. Vou competir no Brasil, com uma boa arma e estou perto da meta, acredita Julio, medalha de prata na pistola de ar 10m nos Jogos Pan-americanos Rio 2007.
O Sul-americano também marcará o retorno ao Brasil de três argentinos que subiram ao pódio no Rio 2007. O destaque é Juan Carlos Dasque, que na prova da fossa ganhou a medalha de ouro e estabeleceu novo recorde pan-americano, com 138 acertos. Os outros são Juan Angeloni, bronze na carabina três posições 50m; e Melisa Gil, bronze no skeet.
O Secretário Nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Djan Madruga, ressalta a importância do Complexo Esportivo de Deodoro para o esporte brasileiro. Estes campeonatos ratificam a capacidade do Brasil para organizar grandes eventos esportivos e fortalecem nossa candidatura para receber os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Deodoro é uma instalação dos Jogos Pan-americanos que está em pleno funcionamento porque, somando-se este Sul-americano e a Copa do Mundo de Tiro Esportivo, são sete competições desde o fim dos Jogos Parapan-americanos, praticamente uma por mês. Isso demonstra a viabilidade do Complexo para diversos tipos de eventos, destaca Djan Madruga.
O Campeonato Sul-americano de Tiro Esportivo e a etapa da Copa do Mundo de Tiro Esportivo têm realização da Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF) e da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE), patrocínio da Petrobras e apoio do Ministério do Esporte, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Exército Brasileiro.