Os atletas do pentatlo moderno têm, a partir deste domingo (28), uma nova oportunidade de classificação para os Jogos Rio 2016. O campeonato mundial da modalidade, que acontece em Berlim (Alemanha), concederá a vaga Olímpica aos três melhores colocados entre os homens e as mulheres. O torneio termina em 5 de julho, com a final do revezamento misto, mas as disputas classificatórias para os Jogos - individuais masculina e feminina - acontecem nos dias 3 e 4, respectivamente.
Após o Mundial, o próximo evento classificatório serão os Jogos Pan-Americanos de Toronto (Canadá, entre os dias 10 e 26 julho). Estarão em disputa cinco vagas por gênero, distribuídas aos três melhores atletas, ao melhor sul-americano e ao melhor entre os países da América do Norte e Central, com o limite de uma vaga por gênero por país.
As vagas Olímpicas restantes serão definidas em 2016, com a nova edição do campeonato mundial e o ranking mundial de junho. Dois países convidados fecham a classificação para os Jogos.
Como funciona
Com inspiração militar, o pentatlo foi disputado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, em 708 A.C. O “moderno” do nome se refere às inovações trazidas pelo Barão Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos da Era Moderna.
A disputa começa com uma rodada classificatória de esgrima. Em seguida, os atletas competem nas cinco disciplinas em um único dia, acumulando pontos em cada uma delas. O primeiro evento é a prova de 200m livre de natação. Logo após, os competidores retornam à esgrima, onde a vitória garante mais um ponto. Então é a vez do hipismo, em um percurso de 300m a 400m com 12 obstáculos. A combinação dos resultados destes três eventos determina a classificação para a prova combinada de corrida e tiro, que consiste em quatro rodadas com passagens pelo estande de tiro alternadas com uma corrida de 800m. Leva o ouro o atleta que concluir o percurso primeiro.