Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Campeonato Europeu sub-21 classifica quatro seleções para o Rio 2016

Por Rio 2016

Torneio acontece na República Tcheca, com final no dia 30 de junho

Campeonato Europeu sub-21 classifica quatro seleções para o Rio 2016

O troféu do Campeonato Europeu sub-21: as quatro melhores seleções classificam-se para o Rio 2016 (UEFA)

A jornada do futebol rumo aos Jogos Olímpicos Rio 2016 começa um novo capítulo a partir desta quarta-feira, 17, com a fase final do Campeonato Europeu sub-21, na República Tcheca. O torneio vai até o dia 30 e oferece quatro vagas para o Rio 2016, que serão disputadas por sete seleções: Alemanha, Dinamarca, Itália, Portugal, Sérvia, Suécia e República Tcheca, a dona da casa. A Inglaterra também participa do campeonato, porém sem direito a obter a classificação Olímpica – as confederações de futebol do país, e as da Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales não chegaram a um acordo para defender a Grã-Bretanha no Rio 2016, diferentemente do que ocorreu em Londres 2012.

As quatro melhores seleções do Europeu (duas de cada grupo) se juntarão a Brasil e Argentina, já classificadas para os Jogos Rio 2016 no futebol masculino. Caso a Inglaterra esteja entre estas quatro, a vaga do país será concedida ao vencedor de um confronto extra entre as terceiras melhores seleções de cada grupo. No feminino, Brasil e Colômbia aguardam o resultado da Copa do Mundo – que acontece desde junho no Canadá, com final no dia 5 de julho – para conhecer suas três companheiras europeias (acompanhe aqui a corrida pela classificação em todos os esportes). 

O Campeonato Europeu sub-21 começou ainda em março de 2013, com uma etapa de qualificação reunindo 52 seleções (divididas em dez grupos) que se enfrentaram duas vezes. Os vencedores de cada grupo e os quatro segundos melhores colocados avançaram rumo ao play-off, iniciado em outubro de 2014. As sete melhores seleções mais a do país-sede, divididas em dois grupos, disputam a fase final do torneio, enfrentando-se somente uma vez. 

Os demais participantes do futebol no Rio 2016 também são definidos por torneios continentais. Na Ásia e na África, classificam-se as três melhores seleções. O campeonato das Américas do Norte, Central e Caribe (Concacaf) classifica os dois finalistas, e o da Oceania, apenas o campeão. Uma terceira seleção da Concacaf disputará uma vaga na repescagem contra a Colômbia, segunda melhor do Sul-Americano. Como país-sede, o Brasil tem a vaga garantida. O sistema de classificação Olímpica para o torneio feminino é semelhante, com cada confederação continental tendo direito a um número determinado de vagas. 

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.