Campeão mundial de surfe sonha em ser Olímpico
“Adoraria representar a bandeira brasileira com a mesma garra nos Jogos", diz Mineirinho
“Adoraria representar a bandeira brasileira com a mesma garra nos Jogos", diz Mineirinho
Mineirinho queria o surfe nos Jogos Rio 2016, mas tem chance de ir a Tóquio 2020 (Getty Images/Buda Mendes)
Adriano de Souza, o Mineirinho, realizou na quinta-feira (17) o grande sonho de sua vida, ser campeão da World Surfe League (WSL). E em um palco histórico: as míticas ondas de Pipeline, no Havaí, na tradicional etapa de Pipeline Masters. Em termos de esportes Olímpicos, vencer no Havaí poderia ser comparado a ganhar o Torneio de Wimbledon no tênis, ou o Tour de France no ciclismo de estrada, ou ainda em Aachen, no hipismo saltos. Ele chegou ao máximo do surfe mundial, mas há outra meta que o brasileiro deseja alcançar, ainda que neste momento não dependa só dele.
Não é de hoje que Mineirinho flerta com o esporte Olímpico. Em abril 2013, o atleta sonhava em poder disputar os Jogos Rio 2016 diante da torcida brasileira. “Para mim, seria mais do que uma vitória ver o surfe nas Olimpíadas”, disse na época ao canal Almasurf. Só que o surfe acabou não entrando no programa do Rio 2016. Uma pena para o Brasil, que teria grandes chances de medalhas já que fez os dois últimos campeões da WSL (Gabriel Medina venceu em 2014) e iniciou o movimento chamado 'Brazilian Storm'. O brasileiro agora aguarda as ondas japonesas, já que o surfe está na lista de esportes candidatos a integrar o programa dos Jogos Tóquio 2020.
Mal posso acreditar! Mas é nosso! Campeão Mundial. E só tenho a agradecer o apoio de todos vocês. A conquista veio pouco...
Posted by Adriano de Souza on Sexta, 18 de dezembro de 2015
Mineirinho não vê a inclusão do surfe nos Jogos apenas como uma oportunidade para o Brasil. Austrália e Estados Unidos produziram a maioria dos campeões nas últimas décadas: “Seria legal para todo mundo. Para as pequenas ilhas cujo esporte principal é o surfe, para os próprios atletas que terão mais uma chance de representar seus países e para os Jogos, que terão mais estrelas participando. E isso atrai mais a atenção do público”.
O campeão mundial não restringe ao surfe sua paixão por esporte. “Adoro esse espírito Olímpico. É algo que eu me identifico muito. E gosto principalmente pela chance que temos de ver modalidades que geralmente não têm espaço na TV e são muito interessantes. É um dos grandes acontecimentos da nossa história e um privilégio poder ver. Imagina como seria participar”, torce.
Let's do this and amazing opportunity to say thanks to @whoisjob @kalooneytunes for open the door for me at pipe house...
Posted by Adriano de Souza on Domingo, 25 de outubro de 2015
O calendário da temporada da WSL, segundo ele, não seria empecilho para inclusão do surfe nos Jogos Olímpicos: “Nosso calendário é bem tradicional. Geralmente as datas são as mesmas todos os anos, o que torna bem mais fácil essa adaptação”.
Mineirinho acredita que não havia problemas de integração entre a galera do surfe e os atletas Olímpicos. Alguns até enviaram mensagens pela conquista do surfista. Entre eles, Bruno Rezende, medalha de prata no voleibol dos jogos Pequim 2008 e Londres 2012, e o tenista Gustavo Kuerten, que representou o Brasil nos Jogos Sydney 2000 e Atenas 2004.
Brazilian Storm!!! Parabéns @adrianodesouza mais um campeão mundial pro Brasil...dando alegrias pro nosso país que...
Posted by Bruninho Rezende on Sexta, 18 de dezembro de 2015
Valeuuuu mineirinho!!!!!! @adrianodesouza merecidíssimo #guerreiro #orgulho #campeão #sensacional #brazilianstorm #bi
Posted by Guga Kuerten on Quinta, 17 de dezembro de 2015
Mineirinho também foi parabenizado pelo maior nome da história do surfe mundial, o undecacampeão (1992, 1994, 1995, 1996, 1997, 1998, 2005, 2006, 2008, 2010, 2011), mito do surfe e do esporte mundial, Kelly Slater.
There is no substitute for hard work and desire. Natural talent on its own has proven many times to do many great men no...
Posted by Kelly Slater on Sexta, 18 de dezembro de 2015