Campeão mundial, pianista e cantor, Lex Gillette desafia tabu no Brasil
Norte-americano tem três pratas Paralímpicas e quer o primeiro ouro no Brasil, onde também foi segundo no Pan 2007
Norte-americano tem três pratas Paralímpicas e quer o primeiro ouro no Brasil, onde também foi segundo no Pan 2007
Gillette é pianista e já tem trilha sonora composta caso consiga sua primeira medalha de ouro em setembro (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)
Talento com os pés, as mãos e a voz, aliados a muita simpatia e na luta contra um tabu. Este é Elexis Gillette, ou Lex Gillette, como é mais conhecido o norte-americano, que também faz bonito como pianista e cantor. No atletismo Paralímpico, ele é bicampeão mundial no salto em distância classe F11 (deficientes visuais) e atual recordista mundial da prova, com a marca de 6,73 metros.
Nos Jogos Rio 2016, Gillette tenta acabar com uma série de três pratas Paralímpicas seguidas, em Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012. “Preciso um pouco mais de foco e concentração para colocar na competição tudo o que eu aprendi e treinei. O ambiente é diferente, mas o treinamento e o que eu faço são os mesmos", conta ele, que espera usar a experiência em Jogos Paralímpicos para finalmente chegar ao topo do pódio.
O saltador, cujo lema é “não há necessidade de vista quando você tem uma visão", ficou cego aos 10 anos de idade, por causa de um problema na retina. Quando ainda tinha visão parcial, aprendeu a tocar piano, e mais tarde passou a compor e a cantar. Diz que tem até uma trilha sonora pronta caso conquiste o sonhado ouro, mas isso fica guardado para depois da competição .
No Rio de Janeiro para o Open Internacional Caixa Loterias, evento-teste dos Jogos, ele esbanja simpatia. “É minha segunda vez aqui no Rio”, diz o americano, que foi medalha de prata nos Jogos Para-Pan-Americanos Rio 2007. “Naquela ocasião não tive oportunidade de conhecer muito do país, mas espero que depois de competir aqui em setembro possa experimentar coisas como a cultura, a comida e fazer um pouco de turismo", planeja.
Ainda não se cadastrou para comprar ingressos para o Rio 2016? Inscrições aqui