Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Campeão de tudo, ciclista Bradley Wiggins busca 'coroa Olímpica britânica' no Rio

Por Rio 2016

Dono de quatro ouros em Jogos e títulos históricos, atleta quer se tornar o maior medalhista da Grã-Bretanha em todos os tempos

Campeão de tudo, ciclista Bradley Wiggins busca 'coroa Olímpica britânica' no Rio

Bradley Wiggins, 35 anos, quer conquistar mais um ouro nos Jogos Rio 2016 (Getty Images/Bryn Lennon)

"Se o ciclismo fosse um videogame, eu teria zerado." Sir Bradley Wiggins, 35 anos, tem um currículo que não o deixa mentir: são quatro ouros, uma prata e dois bronzes nos Jogos Olímpicos (além de oito títulos mundiais), conquistados em competições de pista e de estrada. Isso somado ao histórico título do Tour de France em 2012, quando se tornou o primeiro britânico a vencer a tradicionalíssima competição. O que poderia manter um atleta deste nível ainda motivado? Em entrevista à Press Association, Wiggins mostrou que a resposta está na ponta da língua:

"Mais um ouro Olímpico, é isso! Eu meio que já fiz tudo, me sinto muito feliz por ter feito tudo o que queria"

Sir Bradley Wiggins, dono de quatro ouros, uma prata e dois bronzes nos Jogos Olímpicos

Caso conquiste mais uma medalha, Wiggins se tornará o maior medalhista Olímpico da Grã-Bretanha em todos os tempos. Atualmente, ele está empatado com o também ciclista Chris Hoy, com sete medalhas. No entanto, o já aposentado Hoy (seis ouros e uma prata) tem dois títulos Olímpicos a mais que Wiggins (quatro ouros, uma prata e dois bronzes).

Bradley Wiggins tem condições de se tornar no Rio o maior medalhista da Grã-Bretanha em todos os tempos (Foto: Getty Images/Bryn Lennon)


O histórico recente de competições de Wiggins indica que a fera vem para disputar uma só prova nos Jogos do Rio, a perseguição por equipes do ciclismo de pista. No entanto, com mais dois ouros Olímpicos, sua soberania Olímpica sobre Hoy seria incontestável. Como a Grã-Bretanha tem vaga para todas as provas masculinas do ciclismo (cinco na pista e duas na estrada), quem sabe a ideia de alcançar esta "coroa britânica" não o motive a disputar mais provas nos Jogos Rio 2016?

"Não há muito mais a conquistar. Se o ciclismo fosse um videogame, eu teria zerado"

Hoje próximo do fim da carreira, Wiggins lembra que, no auge, começou a ser assediado com propostas midiáticas. 

"Depois de 2012, quando conquistei o ouro Olímpico e o Tour de France, mergulhei em um mundo novo. Com a fama, começaram a aparecer convites para ir à selva, dançar no gelo, participar de talk shows, esse tipo de coisa", disse.

Acompanhe a corrida pela classificação em todos os esportes Olímpicos

O campeão contou que, ao receber esse tipo de proposta, começou a pensar em como seria a vida pós-ciclismo. Decidiu, então, trabalhar para deixar um legado maior após se despedir dos pedais, promovendo eventos de caridade com jovens ciclistas, como aconteceu nesta quarta-feira (22), em Londres . 

"Espero que minha ideia se desenvolva e, daqui a uns dez anos, se transforme em algo que ofereça às pessoas coisas que talvez não conseguissem alcançar normalmente", concluiu. 

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no ciclismo de pista

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no ciclismo de estrada

Sir Bradley Wiggins é um dos maiores ícones Olímpicos da Grã-Bretanha (Foto: Getty Images)