Brasil tem 90 atletas nos Jogos Parapan-americanos Juvenis
Por Rio 2016
Desempenho dos jovens de 13 a 21 anos mostra que o país já forma uma geração de talentos para os Jogos Paraolímpicos Rio 2016
Foto: Beto Monteiro
A delegação de 90 atletas brasileiros que disputa os Jogos Parapan-americanos Juvenis em Bogotá, na Colômbia, mostra que o país já forma uma geração de talentos para os Jogos Paraolímpicos Rio 2016. Nos dois primeiros dias de competição, foram duas medalhas de ouro e vitórias nas partidas de futebol de sete e basquete em cadeira de rodas. Os Jogos Parapan-americanos Juvenis começaram no sábado, dia 7, e reúnem 600 atletas de 13 a 21 anos, representando 14 países.
Na cerimônia de abertura, realizada no ginásio Coliseu El Salitre, o prefeito de Bogotá, Samuel Moreno Rojas, parabenizou o Rio de Janeiro por ter sido escolhido sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. O evento também contou com a presença de Andrew Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).
Depois da festa, começou a luta por medalhas. E logo no primeiro dia os brasileiros do atletismo garantiram dois ouros. Renan Faria, de 19 anos, venceu os 100m (T13), enquanto Priscila Melo, de 18, foi a primeira colocada nos 400 m (T11).
No basquete em cadeira de rodas, a equipe brasileira venceu a Argentina por 70 a 62. Já no futebol de sete, a estréia foi com goleada: 12 a 0 sobre o México. Nosso time é rápido. Sentiu um pouco a altitude, mas podemos melhorar ainda mais, disse o técnico Dolvair Castelli.