O Brasil disputará o torneio Olímpico do hóquei sobre grama pela primeira vez em sua história. A confirmação da vaga (
assegurada pela Federação Internacional) veio com a vitória sobre os Estados Unidos nesta terça-feira (22) nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015, conquistada por 3 a 1 nos shootouts (o equivalente à disputa de pênaltis no esporte), após empate em 1 a 1 no tempo normal.
O resultado diante dos norte-americanos levou o Brasil à semifinal, o que garante o país entre quatro primeiros da competição - para disputar os Jogos Olímpicos, a seleção masculina precisava figurar pelo menos entre os seis melhores do torneio. A vaga garante a representação do Brasil no hóquei sobre grama nos Jogos Rio 2016, já que a seleção feminina está fora dos Jogos Olímpicos: as meninas não alcançaram o critério de desempenho estabelecido pela Federação Internacional do esporte para confirmar a vaga reservada ao país-sede.
Outra vaga
confirmada pela Federação Internacional foi a da Nova Zelândia, no torneio feminino. Como a Coreia do Sul alcançou a classificação de duas formas (como
campeã asiática e pela
Liga Mundial), a seleção da Oceania herdou a vaga como seleção melhor colocada na Liga Mundial que ainda não havia garantida participação Olímpica.
Com as novas confirmações, o torneio Olímpico do hóquei já conhece oito dos seus doze representantes, tanto no masculino quanto no feminino. Entre as mulheres, Coreia do Sul, Grã-Bretanha, China, Alemanha, Holanda, Austrália, Argentina e Nova Zelândia disputarão os Jogos Rio 2016. No torneio masculino, já confirmaram vaga Índia, Alemanha, Argentina, Holanda, Austrália, Bélgica, Grã-Bretanha e Brasil. Acompanhe
aqui o processo de classificação para os Jogos Olímpicos.
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem irão enviar aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.
Anita Punt ajudou a Nova Zelândia a garantir a classificação para os Jogos Rio 2016 (Foto: Hannah Johnston/Getty Images