Brasil faz campanha histórica nos Jogos Paraolímpicos de Pequim
Por Rio 2016
Delegação conquista 47 medalhas (16 ouros, 14 pratas e 17 bronzes) e fica em 9º lugar
Foto: Saulo Cruz
Os atletas brasileiros garantiram a melhor participação do país na história dos Jogos Paraolímpicos. As 47 medalhas conquistadas em Pequim (16 de ouro, 14 de prata e 17 de bronze) levaram a delegação ao 9º lugar no quadro geral, campanha que superou o vitorioso resultado de Atenas 2004, que registrou 33 medalhas, no total, e a 14ª colocação.
Um dos destaques desta edição dos Jogos foi o nadador Daniel Dias, que marcou presença em nove pódios no Cubo D´Água e conseguiu quatro ouros. André Brasil, também da natação, repetiu o número de ouros conquistados pelo compatriota e completou a coleção com uma prata. Outro grande nome foi Lucas Prado, do atletismo, que terminou as três provas que disputou na China como primeiro colocado. Já o judoca Antônio Tenório voltou a ocupar o lugar mais alto do pódio e tornou-se o único brasileiro tetracampeão paraolímpico.
O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, enviou, nesta quarta-feira, mensagem de felicitações ao presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Vital Severino Neto, na qual o COB congratula o CPB pelos magníficos resultados obtidos nos XIII Jogos Paraolímpicos Pequim 2008, nos quais o Brasil obteve a melhor colocação no quadro geral de medalhas em toda a história dos Jogos.