Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Brasil, Estados Unidos, Jamaica e outros 14 países garantem vaga para as provas de revezamento do atletismo nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Por Rio 2016

Equipe de Usain Bolt é surpreendida nos 4x100m, chega em segundo, e os Estados Unidos levam o ouro no Mundial de Revezamento da IAAF

Brasil, Estados Unidos, Jamaica e outros 14 países garantem vaga para as provas de revezamento do atletismo nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Ryan Bailey cruza a linha de chegada na frente de Usain Bolt (Getty Images/Streeter Lecka)

O Mundial de Revezamento da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), realizado em Nassau, Bahamas, neste fim de semana (3 e 4), rendeu mais do que novas medalhas ou recordes para atletas de 17 nações. De acordo com a IAAF, as oito melhores colocadas em cada uma das quatro provas Olímpicas disputadas no Mundial - 4x100m e 4x400m masculino; e 4x100m e 4x400m feminino – conquistaram uma vaga para o maior evento esportivo do planeta no ano que vem. Entre eles, estava a equipe brasileira que, junto com Estados Unidos e Jamaica, garantiu a participação em todos os eventos (veja a lista com todos os classificados abaixo).

A grande surpresa da competição veio na prova masculina do revezamento 4x100m, quando a equipe jamaicana, ancorada por ninguém menos do que Usain Bolt, perdeu o ouro para os norte-americanos. O quarteto formado por Justin Gatlin, Tyson Gay, Ryan Bailey e Mike Rodgers terminou a prova em 37s38, aproximadamente três décimos de segundo à frente do time jamaicano, composto por Nesta Carter, Kemar Bailey-Cole, Nickel Ashmeade e Bolt, que chegou a reduzir a diferença para os Estados Unidos em cerca de um metro na última parte do revezamento, mas sem conseguir reverter o resultado.

Já na final feminina do 4x100m, o resultado foi o inverso. A bicampeã Olímpica Veronica Campbell-Brown ultrapassou Carmelita Jeter nos 50m finais, garantindo a vitória jamaicana sobre os Estados Unidos.

Nas provas finais do revezamento 4x400m, ficou evidente o domínio norte-americano. A equipe masculina garantiu o ouro à frente dos bahamenses, que competiam em casa, com 2m58s43. Já a equipe feminina não só defendeu o título, como quebrou o recorde da competição, com 3m19s39. O resultado foi graças à atual campeã Olímpica dos 400m Sanya Richards-Ross, que fez um tempo impressionante na terceira parte da prova, completando sua participação no revezamento em apenas 48s79.

As provas de revezamento têm classificação diferenciada das demais provas do atletismo nos Jogos Olímpicos, que se baseiam na obtenção de índices mínimos. Além das vagas conquistadas no Mundial de Revezamento de 2015, outras oito vagas para cada prova serão destinadas aos melhores colocados no ranking mundial ao fim do período de classificação.

Ao todo, 17 nações diferentes garantiram vaga para as provas de revezamento dos Jogos Rio 2016. Veja todas:

4x100m masculino:

1.       Estados Unidos
2.       Jamaica
3.       Japão
4.       Brasil
5.       França
6.       São Cristóvão e Nevis
7.       Trinidad e Tobago
8.       Alemanha

4x400m masculino:

1.       Estados Unidos
2.       Bahamas
3.       Bélgica
4.       Jamaica
5.       Brasil
6.       Grã-Bretanha
7.       Trinidad e Tobago
8.       Botswana

4x100m feminino:

1.       Jamaica
2.       Estados Unidos
3.       Grã-Bretanha
4.       Canadá
5.       Trinidad e Tobago
6.       Brasil
7.       Nigéria
8.       Suíça

4x400m feminino:

1.       Estados Unidos
2.       Jamaica
3.       Grã-Bretanha
4.       França
5.       Polônia
6.       Canadá
7.       Austrália
8.       Brasil

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.