Brasil compartilha experiência do Rio 2007 com organizadores do Sul-americano Medellín 2010
Representantes do Comitê dos Jogos Pan-americanos realizam seminário de dois dias na Colômbia
Representantes do Comitê dos Jogos Pan-americanos realizam seminário de dois dias na Colômbia
Representantes do Comitê Organizador Rio 2007 compartilharam a experiência bem sucedida dos Jogos Pan-americanos com os responsáveis pela realização dos IX Jogos Sul-americanos Medellín 2010. A idéia do evento, realizado na Colômbia, surgiu durante o Seminário de Transferência de Conhecimento promovido em março, no Rio de Janeiro.
Mario Cilenti, executivo-chefe de operações do Comitê Organizador Rio 2007 e Andres Cardenas, gerente responsável pelo Planejamento Central do Rio 2007, realizaram o seminário durante dois dias com a equipe do Comitê Organizador Medellín 2010. Representantes da organização dos Jogos Sul-americanos e do Comitê Olímpico da Colômbia também marcaram presença, assim como participantes de todos os níveis do governo, de federações do esporte nacionais e locais.
Mais de 150 pessoas compareceram ao encontro, que teve como foco os principais elementos de planejamento necessários para sediar um evento regional com diferentes esportes. Destaque para os tópicos das fases de preparação, evolução e desenvolvimento do Comitê Organizador e para a importância da integração e parceria com os governos.
- A possibilidade de ouvir as experiências em primeira mão de um recente evento vitorioso como os Jogos Pan-Americanos ajudará o nosso Comitê Organizador e Governos a entender as complexidades envolvidas na organização de nossos Jogos - disse Mauricio Pinzon Boter, Diretor de Esporte do Comitê Organizador Medellín 2010.
O seminário em Medellín foi encerrado com a participação de Carlos Arthur Nuzman e Carlos Roberto Osório, Presidente e Secretário Geral do Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, respectivamente. Nuzman fez questão de reforçar a mensagem de parceria e integração, e destacou os legados de diversas áreas, tais como esporte, infra-estrutura, inclusão social e educação para o Rio e o Brasil.
- A possibilidade de dividir a riqueza de conhecimento e experiências obtidas e documentadas dos cinco anos de planejamento para os Jogos Pan-Americanos é algo que o Comitê Olímpico Brasileiro está comprometido a compartilhar entre os outros Jogos regionais por toda a América e todo o Mundo, aderindo ao espírito de solidariedade e parceria com os Comitês Olímpicos Nacionais disse Nuzman.