Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Biodiesel está nos planos dos Jogos Olímpicos de 2016

Por Rio 2016

Objetivo é utilizar combustível derivado de fontes renováveis, que reduz índices de poluição, no transporte do Rio de Janeiro

Os preparativos para viabilizar o uso de combustível derivado de fontes renováveis durante os Jogos Olímpicos 2016 estão bem encaminhados. A idéia é utilizar o B20 - biodiesel misturado na proporção de 20% ao diesel tradicional – em parte da frota de transporte do Rio de Janeiro, caso a candidatura brasileira seja vencedora.

Segundo Waldir Peres, superintendente de Gestão da Agência Metropolitana de Transportes Urbanos (AMTU), a iniciativa será lembrada como mais um legado para o meio ambiente, uma vez que a utilização do biodiesel significa menos poluição na cidade.

O objetivo é fazer com que algumas linhas de ônibus e barcas já estejam funcionando com o B20, em caráter experimental, entre março e maio do próximo ano.

– Vamos selecionar as linhas que passam nas áreas principais previstas para os Jogos, que serão Deodoro, Barra da Tijuca, Zona Sul e Maracanã, e identificar os ônibus que utilizam o biodiesel. São cerca de 1.600 destinados para a Família Olímpica, e acredito que possamos utilizar o combustível em outras linhas também – comentou Waldir Peres.

De acordo com o superintendente, outros eventos esportivos, como os Jogos Mundiais Militares 2011 e a Copa do Mundo 2014, farão parte da estratégia de divulgação do produto brasileiro. Para ele, serão excelentes oportunidades para dar visibilidade ao biodiesel no cenário internacional.

Nesta sexta-feira, representantes da Agência Nacional de Petróleo (ANP), da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) e de distribuidoras de combustível se reuniram para definir a implantação do projeto. O governo do Estado, empresas distribuidoras de combustível e montadoras também estão envolvidos na negociação.