Biodiesel está nos planos dos Jogos Olímpicos de 2016
Objetivo é utilizar combustível derivado de fontes renováveis, que reduz índices de poluição, no transporte do Rio de Janeiro
Objetivo é utilizar combustível derivado de fontes renováveis, que reduz índices de poluição, no transporte do Rio de Janeiro
Os preparativos para viabilizar o uso de combustível derivado de fontes renováveis durante os Jogos Olímpicos 2016 estão bem encaminhados. A idéia é utilizar o B20 - biodiesel misturado na proporção de 20% ao diesel tradicional em parte da frota de transporte do Rio de Janeiro, caso a candidatura brasileira seja vencedora.
Segundo Waldir Peres, superintendente de Gestão da Agência Metropolitana de Transportes Urbanos (AMTU), a iniciativa será lembrada como mais um legado para o meio ambiente, uma vez que a utilização do biodiesel significa menos poluição na cidade.
O objetivo é fazer com que algumas linhas de ônibus e barcas já estejam funcionando com o B20, em caráter experimental, entre março e maio do próximo ano.
Vamos selecionar as linhas que passam nas áreas principais previstas para os Jogos, que serão Deodoro, Barra da Tijuca, Zona Sul e Maracanã, e identificar os ônibus que utilizam o biodiesel. São cerca de 1.600 destinados para a Família Olímpica, e acredito que possamos utilizar o combustível em outras linhas também comentou Waldir Peres.
De acordo com o superintendente, outros eventos esportivos, como os Jogos Mundiais Militares 2011 e a Copa do Mundo 2014, farão parte da estratégia de divulgação do produto brasileiro. Para ele, serão excelentes oportunidades para dar visibilidade ao biodiesel no cenário internacional.
Nesta sexta-feira, representantes da Agência Nacional de Petróleo (ANP), da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) e de distribuidoras de combustível se reuniram para definir a implantação do projeto. O governo do Estado, empresas distribuidoras de combustível e montadoras também estão envolvidos na negociação.