Bandeira da candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos de 2016 é hasteada pela primeira vez
Representantes do Governo, dirigentes, atletas e ex-atletas prestigiam evento que faz parte das comemorações do Dia Olímpico
Representantes do Governo, dirigentes, atletas e ex-atletas prestigiam evento que faz parte das comemorações do Dia Olímpico
A bandeira da candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 foi hasteada pela primeira vez nesta segunda-feira, em cerimônia realizada no Palácio da Cidade, sede da prefeitura. O evento fez parte das comemorações do Dia Olímpico e contou com a presença do Prefeito Cesar Maia; do membro decano do Comitê Olímpico Internacional (COI) e presidente de honra da Fifa, João Havelange; do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da Comissão de Candidatura Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; do Secretário Especial Rio 2016 do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser; da Secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Estado, Márcia Lins; do Secretário Especial de Esportes da Prefeitura, Ruy Cezar; e do Secretário Geral da Comissão Rio 2016, Carlos Roberto Osório.
Atletas e ex-atletas também participaram do evento e fizeram questão de mostrar seu apoio à candidatura do Rio de Janeiro. Entre eles, Oscar (basquete), Hugo Hoyama (tênis de mesa), Luisa Parente (ginástica artística) e Patrícia Amorim (natação), além de medalhistas olímpicos como Rogério Sampaio (judô), Marcelo Ferreira (iatismo), Jaqueline Silva (vôlei de praia) e Fernanda Venturini e Virna (vôlei); e paraolímpicos, como Clodoaldo Silva (natação) e Karla Cardoso (judô).
- Os Jogos Pan-americanos Rio 2007 trouxeram melhorias estruturais para o Rio de Janeiro. E este crescimento será ainda maior se a cidade receber uma edição dos Jogos Olímpicos. Quem ganha é a população, o Rio de Janeiro e o Brasil - disse Fernanda Venturini.
No evento, o Prefeito Cesar Maia assinou a transferência da taxa de confirmação de inscrição do Rio de Janeiro como cidade candidata, no valor de US$ 500 mil. O valor será repassado ao COI.
- A nota mais alta que temos neste projeto é a integração dos três níveis de governo. Isso mostra que diferenças políticas não chegam perto do esporte. A garantia de continuidade do projeto será dada e isso é fundamental. Este Dia Olímpico deve ser de reflexão, para que pensemos no que o esporte pode fazer por nós - afirmou Cesar Maia.
A bandeira oficial da candidatura só poderia ser hasteada depois que o COI confirmasse o Rio de Janeiro entre as cidades candidatas, o que aconteceu no dia 4 de junho, na Grécia. O presidente do COB e da Comissão Rio 2006, Carlos Arthur Nuzman, lembrou os fatores que levaram o Rio a estar entre as finalistas, ao lado de Chicago (EUA), Madri (ESP) e Tóquio (JAP).
- Neste Dia olímpico, o recado mais importante é que cumprimos nosso dever e pela primeira vez na história uma cidade brasileira recebe a honra de poder utilizar os aros olímpicos. Agradeço a todos que estão envolvidos neste trabalho diário para que o COI possa aprovar nossa candidatura - disse Nuzman.