Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Bandeira da candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos de 2016 é hasteada pela primeira vez

Por Rio 2016

Representantes do Governo, dirigentes, atletas e ex-atletas prestigiam evento que faz parte das comemorações do Dia Olímpico

Bandeira da candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos de 2016 é hasteada pela primeira vez

A bandeira da candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 foi hasteada pela primeira vez nesta segunda-feira, em cerimônia realizada no Palácio da Cidade, sede da prefeitura. O evento fez parte das comemorações do Dia Olímpico e contou com a presença do Prefeito Cesar Maia; do membro decano do Comitê Olímpico Internacional (COI) e presidente de honra da Fifa, João Havelange; do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da Comissão de Candidatura Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; do Secretário Especial Rio 2016 do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser; da Secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Estado, Márcia Lins; do Secretário Especial de Esportes da Prefeitura, Ruy Cezar; e do Secretário Geral da Comissão Rio 2016, Carlos Roberto Osório.

Atletas e ex-atletas também participaram do evento e fizeram questão de mostrar seu apoio à candidatura do Rio de Janeiro. Entre eles, Oscar (basquete), Hugo Hoyama (tênis de mesa), Luisa Parente (ginástica artística) e Patrícia Amorim (natação), além de medalhistas olímpicos como Rogério Sampaio (judô), Marcelo Ferreira (iatismo), Jaqueline Silva (vôlei de praia) e Fernanda Venturini e Virna (vôlei); e paraolímpicos, como Clodoaldo Silva (natação) e Karla Cardoso (judô).

- Os Jogos Pan-americanos Rio 2007 trouxeram melhorias estruturais para o Rio de Janeiro. E este crescimento será ainda maior se a cidade receber uma edição dos Jogos Olímpicos. Quem ganha é a população, o Rio de Janeiro e o Brasil - disse Fernanda Venturini.

No evento, o Prefeito Cesar Maia assinou a transferência da taxa de confirmação de inscrição do Rio de Janeiro como cidade candidata, no valor de US$ 500 mil. O valor será repassado ao COI.

- A nota mais alta que temos neste projeto é a integração dos três níveis de governo. Isso mostra que diferenças políticas não chegam perto do esporte. A garantia de continuidade do projeto será dada e isso é fundamental. Este Dia Olímpico deve ser de reflexão, para que pensemos no que o esporte pode fazer por nós - afirmou Cesar Maia.

A bandeira oficial da candidatura só poderia ser hasteada depois que o COI confirmasse o Rio de Janeiro entre as cidades candidatas, o que aconteceu no dia 4 de junho, na Grécia. O presidente do COB e da Comissão Rio 2006, Carlos Arthur Nuzman, lembrou os fatores que levaram o Rio a estar entre as finalistas, ao lado de Chicago (EUA), Madri (ESP) e Tóquio (JAP).

- Neste Dia olímpico, o recado mais importante é que cumprimos nosso dever e pela primeira vez na história uma cidade brasileira recebe a honra de poder utilizar os aros olímpicos. Agradeço a todos que estão envolvidos neste trabalho diário para que o COI possa aprovar nossa candidatura - disse Nuzman.