Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Bairros do Rio de Janeiro ganham acesso à banda larga gratuita

Por Rio 2016

A iniciativa visa proporcionar a inclusão digital dos cariocas

Bairros do Rio de Janeiro ganham acesso à banda larga gratuita
A banda larga gratuita chegou à orla de Copacabana no fim de 2008 e será expandida para outros pontos da cidade. O local, que é um dos cartões postais da cidade, receberá competições de vôlei de praia, maratona aquática e triatlo, de acordo com o Projeto Rio 2016. No último dia 9, foi a vez da comunidade Santa Marta ganhar o sistema wi-fi. Com a iniciativa, 10 mil moradores terão acesso ao sinal gratuitamente.

No calçadão da praia, o projeto Orla Digital montou tendas em que oficinas de informática foram oferecidas para pessoas de todas as idades até o fim de dezembro de 2008. Já no Santa Marta, durante três meses, um quiosque com computadores conectados à rede estará disponível para que a comunidade possa usar o serviço e frequentar cursos de informática. “A inclusão digital que estamos oferecendo, hoje, permite a essas mais de quatro mil famílias entrarem, de fato, no século 21”, afirmou o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

O Santa Marta Digital é uma rede com três pontos principais: internet gratuita para a inclusão digital; utilização de serviços pela população e acesso aos microempresários do local para que possam ganhar competitividade para desenvolvimento e oferta dos seus produtos. A coordenadora do Projeto de Ação Complementar Educacional, Fabiana Belingrodt acredita que o acesso à internet pode auxiliar na educação das crianças moradoras de comunidade. “Eu acho este tipo de projeto muito válido porque o convívio com a internet estimula a leitura e o raciocínio lógico matemático. A rede pode servir como uma ferramenta de conhecimento”, analisa a educadora que atua no projeto em várias comunidades da cidade.

O governo pretende estender o projeto Orla Digital aos bairros de Ipanema e Leblon e futuramente a todo o estado. O governador explicou que a inclusão digital, nos moldes do projeto desenvolvido na comunidade Santa Marta, em Botafogo, será ampliada a outras áreas e regiões do Rio de Janeiro, onde o governo está presente com projetos de segurança e serviços.

“O estado do Rio é o mais avançado do ponto de vista tecnológico do país e, logo, vai se transformar no primeiro estado 100% digital de cobertura franca, aberta para toda a sua população. Isso é algo absolutamente inusitado, novo no mundo e é o que está nos inspirando a prosseguir, a parceria com o setor da inteligência carioca que está a serviço da sociedade”, avaliou Cabral