Austrália vence o mundial de rugby em cadeira de rodas e garante vaga nos Jogos Rio 2016
Atual campeã Paralímpica, seleção da Oceania derrotou o Canadá na final da competição, disputada em Odense, na Dinamarca
Atual campeã Paralímpica, seleção da Oceania derrotou o Canadá na final da competição, disputada em Odense, na Dinamarca
Seleção australiana derrotou o Canadá por 67 a 56 na decisão (Divulgação/2014WRWC)
Atual campeã Paralímpica de rugby em cadeira de rodas, a Austrália defenderá seu título nos Jogos Rio 2016. A seleção da Oceania foi a primeira do esporte a garantir sua vaga nos primeiros Jogos da América do Sul, ao vencer o Campeonato Mundial 2014, encerrado neste domingo (10), na cidade dinamarquesa de Odense.
Na decisão na Arena Fyn, a equipe das estrelas Ryley Batt e Chris Bond derrotou o Canadá, de Zak Madell, na reedição da final dos Jogos Paralímpicos Londres 2012, por 67 a 56. Vice-líder do ranking mundial, a seleção australiana venceu os seis jogos que disputou no mundial.
"Este era o último título que faltava na nossa lista. Já temos um ouro nos Jogos Paralímpicos, já vencemos o Campeonato da Oceania e agora temos um título mundilal. Estamos muito orgulhosos disso", comemorou Ryley Batt.
O campeonato mundial foi o primeiro torneio classificatório do rugby em cadeira de rodas para os Jogos Rio 2016. Em 2015, os Jogos Parapan-Americanos, o Campeonato Europeu e o Campeonato da Ásia e Oceania apontarão outros quatro classificados. Duas vagas estarão em jogo no classificatório mundial, em 2016, e a oitava e última posição é do Brasil, país-sede dos primeiros Jogos da América do Sul.
Antes do rugby em cadeira de rodas, outros esportes Paralímpicos já definiram seus primeiros classificados para os Jogos Rio 2016: voleibol sentado, goalball, futebol de sete e tiro esportivo.