Austrália e Canadá garantem vaga no torneio de basquetebol dos Jogos Rio 2016
O país da Oceania classificou suas seleções masculina e feminina, enquanto as canadenses conquistaram seu segundo torneio continental em um mês
O país da Oceania classificou suas seleções masculina e feminina, enquanto as canadenses conquistaram seu segundo torneio continental em um mês
Atletas da Austrália venceram uma partida disputada contra os rivais da Nova Zelândia (FIBA)
O basquetebol mundial vive dias movimentados, com o término dos torneios continentais das Américas e da Oceania, cujos vencedores garantiram vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
No Campeonato Feminino da FIBA (Federação Internacional de Basquetebol) Américas, realizado na cidade canadense de Edmonton, as donas da casa se sagraram campeãs. Foi o segundo ouro consecutivo para a seleção em menos de um mês, após a conquista dos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015. Com a vitória em Edmonton, as canadenses obtiveram a vaga no torneio Olímpico, conforme divulgado pelo site da Federação Internacional.
(Acompanhe a corrida pela classificação em todos os esportes dos Jogos Olímpicos Rio 2016)
Como em Toronto, o nome da seleção canadense em Edmonton foi Kia Nurse, considerada a jogadora mais valiosa da competição e cestinha da partida final, contra Cuba, que terminou em 82 a 66. Cuba – campeã da edição passada do campeonato, em 2013, sobre o mesmo Canadá – terá nova chance de conquistar a vaga nos Jogos Rio 2016 no Torneio de Qualificação Olímpica, no ano que vem. O torneio terá também a participação da Argentina, que terminou o Campeonato das Américas com a medalha de bronze, numa vitória apertada de 66 a 59 sobre o Brasil.

Com cinco medalhas Olímpicas no currículo, as australianas disputarão no Rio 2016 seus sextos Jogos. Técnico da seleção, Brendan Joyce comemorou:
“Estamos indo para os Jogos Olímpicos. Eu havia me esquecido disso até uns 10 minutos após a partida, e então pensei: estamos indo para o Rio”