Atriz Elea Mercúrio se candidata a voluntária e grava 'baião-funk' convidando todos a participar dos Jogos Rio 2016
Letra da música é de autoria da artista, que quer atuar como fotógrafa na cobertura do maior evento esportivo do planeta
Letra da música é de autoria da artista, que quer atuar como fotógrafa na cobertura do maior evento esportivo do planeta
Durante as gravações, a dupla de atores Elea Mercúrio e Lucas Lautert representaram nada menos que 18 personagens diferentes (Rio 2016/ Alex Ferro)
Com a etapa das inscrições na reta final, o Programa de Voluntários Rio 2016 já mobilizou milhares de pessoas dispostas a fazer parte do maior evento esportivo do planeta. Uma delas é a atriz Elea Mercúrio que, ansiosa para dar a sua contribuição, foi além do formulário de inscrição e, literalmente, entrou em cena na divulgação do programa: deu asas à imaginação e compôs o “baião-funk" do voluntário para estimular a participação de outras pessoas no evento. O sucesso foi tanto que inspirou o Comitê Rio 2016 a gravar um videoclipe para contar a história criada pela atriz (assista abaixo).
“O esporte motiva os jovens a escolhê-lo em detrimento a tantas outras opções menos favoráveis. E os Jogos Olímpicos e Paralímpicos são uma grande vitrine do esporte, por isso decidi me engajar. Quero fazer parte disso, desse momento histórico no Brasil. Um acontecimento que talvez eu não esteja viva para ver de novo”, diz Elea, que compôs a letra e compartilhou a obra com o Comitê Organizador.
Segundo ela, a música conta a história de “um cara simples e sonhador, que na sua trajetória de voluntário, cruza com diversas figuras e abraça todas de um jeito caloroso, bem brasileiro”.
“Adoro rimar. É uma brincadeira que faço com os amigos. Criar a letra foi muito divertido. As estrofes foram surgindo e a letra ficou gigante. Optei por contar coisas mais inusitadas, porque elas podem acontecer”, contou.
A inspiração para a música veio depois que a atriz compareceu ao evento que celebrou o marco de dois anos para os Jogos Paralímpicos, em setembro deste ano, no Aterro do Flamengo.
“Lá vi os voluntários pioneiros em ação. Eles estavam tão felizes que pensei: as pessoas têm de saber disso, têm de saber como é, têm que participar também”, explicou.
A partir dos versos criados por Elea, a equipe de Audiovisual do Comitê sugeriu a produção de um videoclipe. A atriz aceitou e convidou o ator Lucas Lautert, seu amigo, para atuar ao seu lado.
Lucas Lautert, que também já se inscreveu para ser voluntário nos Jogos Rio 2016, destacou o clima nos bastidores das gravações.
“Nos divertimos muito! Foram 18 personagens em oito horas. A gravação começou cedo e todo mundo com cara de sono, mas sempre com um sorriso no rosto. Sabe quando todo mundo se envolve e o trabalho flui?”, conta o ator.

Com papéis nas novelas "O Rebu" e "Avenida Brasil", da TV Globo, Elea se inscreveu para a área de fotografia nos Jogos Rio 2016.
“Quero poder contar essa experiência para os bisnetos, mostrando as fotos, lembrando das pessoas que conheci, os amigos... Sou fã dos Jogos. Essa é a oportunidade de participar de algo que acredito. As artes e os esportes são potenciais transformadores da sociedade”, diz a atriz, que é formada em fotografia.
As inscrições para o Programa de Voluntários Rio 2016 estão abertas e podem ser feitas na página do programa. Para participar, basta ter 18 anos completos em fevereiro de 2016 e disponibilidade para atuação no período dos Jogos.