Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Atletas universitários abraçam a candidatura Rio 2016 durante a cerimônia de abertura das Olimpíadas Universitárias 2009

Por Rio 2016

Atletas universitários abraçam a candidatura Rio 2016 durante a cerimônia de abertura das Olimpíadas Universitárias 2009
As tradições e o folclore local foram os cartões de visita apresentados pelos cearenses para os atletas de outras 26 delegações presentes na Cerimônia de Abertura das Olimpíadas Universitárias 2009, neste sábado, dia 15, em Fortaleza (CE). Ao final da cerimônia, os espectadores, que compareceram em grande número ao Ginásio Paulo Sarasate, uniram-se aos atletas em um só coro, solidário à realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016 no Brasil, quando abraçaram, literalmente, a bandeira da candidatura estendida na quadra. "Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 são um sonho para o Brasil e não só para o Rio de Janeiro. Vivam essa paixão", disse o locutor oficial da cerimônia, arrancando aplausos entusiasmados.

Segundo o diretor das Olimpíadas Universitárias 2009, Edgar Hubner, "esta é uma demonstração evidente de que o esporte acadêmico brasileiro aderiu à campanha e ao sonho do Rio 2016". Hubner também agradeceu aos parceiros do evento e aos voluntários, que ajudam a viabilizar o projeto.
Entre os presentes à abertura do evento estiveram  o secretário de Esporte do Estado do Ceará, Ferruccio Feitosa; o secretário municipal de esportes de Fortaleza, Evaldo Lima; o diretor do Departamento de Esportes Universitários do Ministério do Esporte, Antônio Apolinário Figueiredo; o diretor geral das Olimpíadas Universitárias, Edgar Hubner; e, o vice-presidente da Federação Internacional de Desportos Universitários e presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral. Todos ouviram o Hino Nacional Brasileiro interpretado por sanfoneiros da tradicional Banda do Pirata (CE).

Na entrada simbólica das delegações no ginásio, coube a 15 representantes de cada uma das 27 delegações (incluindo o Distrito Federal) a honra de desfilar com as bandeiras de seus estados. Os anfitriões cearenses foram os últimos a entrar no ginásio, e, como era de se esperar, os mais aplaudidos.
Além do desfile das delegações, houve emoção em momentos chave, como no acendimento da pira olímpica, realizado pelo ex-atleta do vôlei de praia Roberto Lopes, bicampeão do Circuito Mundial da modalidade, que mora em Fortaleza desde 1979; e no juramento dos atletas, feito pelo bicampeão das Olimpíadas Universitárias nos 3.000m com obstáculos, Dicson Peixoto Falcão. A árbitra de futsal da FIFA, Alane Jussara Lucena, realizou o dos árbitros.

Ferruccio Feitosa declarou aberta a competição e mostrou-se entusiasmado por receber as Olimpíadas Universitárias em seu estado. "É uma imensa alegria poder corresponder à confiança depositada em nós. Para mim, é uma satisfação como desportista poder viver esse momento. Tenho a certeza de que esta competição representará muito para os atletas no Ceará. Declaro abertas as Olimpíadas Universitárias", discursou o secretário.

Após a Cerimônia de Abertura, os presentes à festa ainda dançaram e se divertiram ao som da Banda do Pirata, em uma grande demonstração de integração entre as diferentes regiões do Brasil.

Em sua quinta edição, primeira do novo Ciclo Olímpico, as Olimpíadas Universitárias contam com um número recorde de participantes, cerca de 3.400 (3.000 atletas). As disputas começam neste domingo, dia 16, com o início dos torneios de basquete, futsal, handebol e vôlei. Do dia 20 ao 22, atletismo, judô, natação e xadrez completam o programa das Olimpíadas Universitárias.   

As Olimpíadas Universitárias JUBS 2009 são uma realização do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e Organizações Globo, com organização do COB, direção técnica da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e o apoio do Governo do Estado do Ceará e da Federação Universitária do Ceará (FUCE).