Atletas da maratona aquática se encantam com a Praia de Copacabana
Medalhistas Olímpicos e mundiais de sete países se deslumbram com a cidade às vésperas do Desafio Rei e Rainha do Mar
Medalhistas Olímpicos e mundiais de sete países se deslumbram com a cidade às vésperas do Desafio Rei e Rainha do Mar
Competição de maratona aquática nos Jogos Londres 2012 (Getty Images/Ryan Pierse)
Atletas de sete países estiveram no Rio de Janeiro para disputar a maratona aquática de revezamento Rei e Rainha do Mar, que aconteceu neste domingo, na Praia de Copacabana. A “Princesinha do Mar” - que também será palco da maratona aquática nos Jogos Rio 2016 – encantou os atletas das duplas mistas da África do Sul, Argentina, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Itália e Japão. À espera da competição, o grupo, formado por medalhistas Olímpicos e mundiais, aproveitou para conhecer e se deliciar com as belezas da cidade sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, como o Cristo Redentor.
Vencedores do desafio, os anfitriões Poliana Okimoto, campeã mundial em 2013, e Samuel de Bona, medalhista de bronze na mesma competição, foram os primeiros a exaltar o cenário da prova Olímpica de 2016.
“Nadar aqui no cenário Olímpico, no cartão postal da cidade, é um grande prazer”, diz Poliana.
“O Rio de Janeiro é a cara da maratona aquática”, resume Samuel.
A dupla sul-africana formada por Chad Ho e Keri-Anne Payne terminou na segunda colocação. Medalha de prata pela nos Jogos Pequim 2008, a britânica Keri-Anne, que nasceu na África do Sul, destacou a emoção de disputar uma competição na cidade sede dos próximos Jogos. "A expectativa de competir no mesmo local que sediará as próximas Olimpíadas é muito grande”, contou.

Pela primeira no Brasil, o americano Aaron Peirsol, cinco vezes campeão Olímpico, não escondeu a felicidade. “É minha primeira vez na América do Sul, não só no Brasil, e estou muito feliz por estar aqui. Copacabana é uma praia bem diferente, um lugar muito bonito”, afirmou.

Yasunari Hirai, representante dos Japão nos Jogos Londres 2012, aprovou a Praia de Copacabana como cenário para a maratona aquática : “Nunca tinha vindo ao Brasil e estou gostando bastante do Rio de Janeiro. A praia de Copacabana, além de muito bonita, é ótima para a maratona aquática”, afirmou.

Alice Franco, bicampeã europeia e medalha de bronze no Campeonato Mundial, destaca, por sua vez, a recepção dos cariocas: “Vim ao Rio pela primeira vez em janeiro, com a seleção italiana, para um período de treinos e me senti muito bem na cidade. A praia de Copacabana é linda, e os brasileiros são muito parecidos com os italianos”, disse.
