Asiáticos serão os primeiros a garantir vaga no hóquei sobre grama nos Jogos Rio 2016
Dezoito países disputam competição na Coreia do Sul com vagas em jogo no masculino e no feminino
Dezoito países disputam competição na Coreia do Sul com vagas em jogo no masculino e no feminino
O capitão da ÍndiaSardar Singh (à direita) disputa com Abdul Haseem Khan, do Paquistão, na Copa dos Campeões de 2012 (Getty Images/Michael Dodge)
Chegou a hora do hóquei sobre grama definir seus primeiros participantes nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A partir deste sábado, dia 20, dezoito seleções participam dos Jogos Asiáticos, que acontecem em Incheon, na Coreia do Sul, e classificarão uma equipe masculina e uma feminina do continente para a primeira edição dos Jogos na América do Sul.
No torneio masculino, dez seleções disputarão a vaga Olímpica: Bangladesh, China, Coreia do Sul, Índia, Japão, Omã, Malásia, Paquistão, Singapura e Sri Lanka. No feminino, o torneio contará com a participação de oito países: Cazaquistão, China, Coreia do Sul, Hong Kong, Índia, Japão, Malásia e Tailândia. Apenas os campeões garantirão classificação aos Jogos Rio 2016.
Dona de onze medalhas Olímpicas no hóquei sobre grama, incluindo oito de ouro, a Índia é uma das principais forças do esporte no cenário mundial. Capitão da equipe masculina, o experiente Sardar Singh demonstra confiança no sucesso indiano no torneio disputado na Coreia do Sul.
“Queremos ganhar todas as partidas e com a confiança que adquirimos durante a preparação sinto que seremos capazes de alcançar este objetivo. Nosso primeiro jogo, contra Sri Lanka, é crucial, pois começar o torneio com uma vitória irá elevar a moral do time e nos ajudará a seguir vencendo”, comenta o indiano.
Tricampeão Olímpico, o Paquistão também vai a campo nos Jogos Asiáticos mirando a vaga Olímpica. Campeã da última edição da competição, em 2010, a equipe não quer deixar passar a primeira oportunidade de garantir sua presença nos Jogos Rio 2016.
“Como atuais campeões, somos um dos favoritos nos Jogos Asiáticos. Nossos treinamentos foram muito bons e estou confiante de que conseguirem alcançar nossa meta. A equipe está confiante e estamos bem conscientes da importância da competição, já que só a medalha de ouro nos levará aos Jogos Olímpicos”, destaca o capitão Muhammad Imran.

No feminino, a seleção indiana se concentra incialmente em obter uma boa colocação na primeira fase. Para a capitã Ritu Rani, a forte preparação e a confiança podem levar a equipe a um grande resultado.
“Trabalhamos forte na nossa preparação durante um mês com o nosso treinador. Focamos em algumas áreas específicas, como os corners curtos, conseguimos melhorar e estamos confiantes na nossa força. Podemos chegar à final e temos confiança de que a medalha de ouro está ao nosso alcance”, afirma a indiana.
Os torneios masculino e feminino de hóquei sobre cada contarão com 12 seleções nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Cinco vagas serão definidas em competições continentais, como os Jogos Asiáticos, e seis através da Liga Mundial 2014/2015. A vaga restante é destinada ao Brasil, país-sede dos Jogos Rio 2016, que precisa alcançar posições determinadas pela Federação Internacional de Hóquei sobre grama (FIH) para conquista-las.