Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Asiáticos serão os primeiros a garantir vaga no hóquei sobre grama nos Jogos Rio 2016

Por Rio 2016

Dezoito países disputam competição na Coreia do Sul com vagas em jogo no masculino e no feminino

Asiáticos serão os primeiros a garantir vaga no hóquei sobre grama nos Jogos Rio 2016

O capitão da ÍndiaSardar Singh (à direita) disputa com Abdul Haseem Khan, do Paquistão, na Copa dos Campeões de 2012 (Getty Images/Michael Dodge)

Chegou a hora do hóquei sobre grama definir seus primeiros participantes nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A partir deste sábado, dia 20, dezoito seleções participam dos Jogos Asiáticos, que acontecem em Incheon, na Coreia do Sul, e classificarão uma equipe masculina e uma feminina do continente para a primeira edição dos Jogos na América do Sul. 

No torneio masculino, dez seleções disputarão a vaga Olímpica: Bangladesh, China, Coreia do Sul, Índia, Japão, Omã, Malásia, Paquistão, Singapura e Sri Lanka. No feminino, o torneio contará com a participação de oito países: Cazaquistão, China, Coreia do Sul, Hong Kong, Índia, Japão, Malásia e Tailândia. Apenas os campeões garantirão classificação aos Jogos Rio 2016.

Dona de onze medalhas Olímpicas no hóquei sobre grama, incluindo oito de ouro, a Índia é uma das principais forças do esporte no cenário mundial. Capitão da equipe masculina, o experiente Sardar Singh demonstra confiança no sucesso indiano no torneio disputado na Coreia do Sul.

“Queremos ganhar todas as partidas e com a confiança que adquirimos durante a preparação sinto que seremos capazes de alcançar este objetivo. Nosso primeiro jogo, contra Sri Lanka, é crucial, pois começar o torneio com uma vitória irá elevar a moral do time e nos ajudará a seguir vencendo”, comenta o indiano.

Tricampeão Olímpico, o Paquistão também vai a campo nos Jogos Asiáticos mirando a vaga Olímpica. Campeã da última edição da competição, em 2010, a equipe não quer deixar passar a primeira oportunidade de garantir sua presença nos Jogos Rio 2016.

“Como atuais campeões, somos um dos favoritos nos Jogos Asiáticos. Nossos treinamentos foram muito bons e estou confiante de que conseguirem alcançar nossa meta. A equipe está confiante e estamos bem conscientes da importância da competição, já que só a medalha de ouro nos levará aos Jogos Olímpicos”, destaca o capitão Muhammad Imran.

Seleção feminina da Índia realizou preparação de um mês para os Jogos Asiáticos (Foto: Getty Images/Feng Li)

 

No feminino, a seleção indiana se concentra incialmente em obter uma boa colocação na primeira fase. Para a capitã Ritu Rani, a forte preparação e a confiança podem levar a equipe a um grande resultado.

“Trabalhamos forte na nossa preparação durante um mês com o nosso treinador. Focamos em algumas áreas específicas, como os corners curtos, conseguimos melhorar e estamos confiantes na nossa força. Podemos chegar à final e temos confiança de que a medalha de ouro está ao nosso alcance”, afirma a indiana.

Os torneios masculino e feminino de hóquei sobre cada contarão com 12 seleções nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Cinco vagas serão definidas em competições continentais, como os Jogos Asiáticos, e seis através da Liga Mundial 2014/2015. A vaga restante é destinada ao Brasil, país-sede dos Jogos Rio 2016, que precisa alcançar posições determinadas pela Federação Internacional de Hóquei sobre grama (FIH) para conquista-las.