Maior árvore de Natal flutuante do mundo é inaugurada com a presença de 400 mil pessoas na Lagoa Rodrigo de Freitas
Foto: Marcos Pinto
A contagem regressiva para o Natal e verão no Rio de Janeiro já começou. No último sábado, foi inaugurada a Árvore de Natal da Lagoa, o maior símbolo natalino da cidade, que ilumina ainda mais a Cidade Maravilhosa até o dia 6 de janeiro. Cerca de 400 mil pessoas foram assistir ao show de luzes e apresentações de renomados artistas da música popular brasileira, em clima de confraternização e paz.
Com o tema "Uma melodia de paz para a família brasileira", a 13° edição da árvore tem 85 metros de altura, o equivalente a um edifício de 28 andares. O show de luzes da Árvore da Lagoa já é o terceiro maior evento da cidade, atrás somente do Réveillon e Carnaval. Pessoas de várias partes da cidade e turistas assistiram juntos ao espetáculo.
O alemão Dirck Borq mudou-se com a família para a cidade e aguardava ansiosamente a festa. Cheguei ao Rio há menos de uma semana e estou muito impressionado com o espetáculo, disse. A simpatia do carioca chamou a atenção de sua esposa, Christine. Essa é a primeira vez que estamos convivendo com as pessoas daqui. Estou achando todos muito simpáticos e amigáveis, destacou. Acompanhados da pequena Hanna, eles são favoráveis à realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. O Rio seria uma bela sede para os Jogos Olímpicos. Se for confirmado, fico até 2016, afirma em tom animado, o alemão que veio morar por um ano e meio na cidade.
Este ano a árvore conta com várias novidades, entre elas queimas de fogos de artifícios e músicas simultâneas ao show de luzes. Os irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle, renomados compositores da Bossa Nova, criaram a música-tema da Árvore de Natal da Lagoa, que será executada diariamente junto com outras composições natalinas.
O símbolo do natal carioca está no Guinness Book of Records como a maior árvore de Natal flutuante do mundo. Esse reconhecimento enche de orgulho os cariocas. Venho todos os anos ver a inauguração. Eventos como esse, que juntam todos em clima de paz, fazem muito bem para a cidade. É um diferencial., afirmou Vinícius Meldar, que torce para que o Rio consiga sediar os Jogos Olímpicos de 2016.
Desde 2006, a Árvore de Natal da Lagoa possui geradores movidos a biodisel. Este ano, as emissões de gás carbônico (CO²) ocorridas durante a montagem, exibição e desmontagem serão neutralizadas com o plantio de árvores.