Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Artistas do Rock in Rio mostram que música e esporte têm tudo a ver

Por Rio 2016

Bruce Dickinson, Justin Timberlake, Alicia Keys e outras atrações do evento têm algo em comum além da música: são eternos apaixonados por esporte

Artistas do Rock in Rio mostram que música e esporte têm tudo a ver

Rock in Rio / Divulgação

A música e o esporte servem de inspiração, emocionam e mobilizam uma legião de fãs ao redor do mundo. E têm muito mais em comum do que se imagina. Além de ser parte das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a música está presente na concentração e no treinamento de atletas, anima os espectadores e dita o tom de cada edição do maior evento esportivo do planeta. Mas assim como a música faz parte do Movimento Olímpico, o esporte também tem o seu espaço cativo na história do rock.

Para entrar no ritmo do Rock in Rio, que acontece até 22 de setembro, o site rio2016.com listou 15 atrações nacionais e internacionais do evento que têm não só a música, mas também o esporte, como parte essencial de suas vidas. Confira:

Músicos e desportistas

1 - Bruce Dickinson, da banda de heavy metal Iron Maiden, chegou a tentar o rugby na escola, mas a verdadeira paixão do vocalista é a esgrima, esporte de combate que pratica até hoje. A dedicação de Dickinson é tanta que transcendeu ao mundo dos negócios e inspirou a criação da empresa “The Duellist”, que oferece materiais esportivos específicos do esporte a preços acessíveis para a população da Grã-Bretanha. No início do ano, durante o Campeonato Mundial da Noruega, Dickinson aceitou o desafio e encarou o medalhista Olímpico Bartosz Piasecki em um duelo amistoso. Dickinson, que é esgrimista desde os 13, perdeu a partida, mas não sem dar trabalho a Piasecki: “Ele é durão. É baixinho, mas incrivelmente rápido. Esse é seu forte. Ele parecia o Rocky quando chegou de roupão e mochila de esgrima”, brincou o atleta, que ganhou a medalha de prata em Londres 2012.

2 - Justin Timberlake conheceu o golfe com 13 anos de idade, por influência do pai, e hoje é um dos golfistas sociais mais importantes dos Estados Unidos. Até o ano passado, dava nome ao Justin Timberlake Shriners Hospitals for Children Open, um torneio beneficente da Fall Series. Foi também o responsável pela renovação do campo de golfe da sua cidade natal, Memphis, rebatizando-o de Justin Timberlake’s Golf Course. “O Golfe é o momento em que eu e meus amigos saímos para nos divertir, e mais do que tudo, o golfe é para mim sobre a minha relação com o meu pai. Toda vez que penso no golfe, penso no meu pai. Ele me ensinou como dar a minha tacada e me pôs jogando”, contou em entrevista à revista Golf Digest.

3 - A dona do hit “Girl on Fire” também tem uma relação especial com outra disciplina Olímpica: a natação. Alicia Keys começou a nadar ainda na infância e está sempre treinando nos intervalos das suas turnês pelo mundo. Ao assistir a estreante Lia Neil nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, medalha de bronze no revezamento 4x100, Alicia Keys revelou nos seus perfis das redes sociais Facebook, Twitter e Google+: “Sempre quis ser uma nadadora Olímpica! Parabéns a Lia Neal! Incrível!”, parabenizou a cantora, ganhadora de nada menos que 14 prêmios Grammy. 

 4 - Dexter Holland, vocalista do grupo de punk rock The Offspring, é um corredor nato e inclusive já completou o percurso de mais de 42 km da Maratona de Los Angeles.

Empresários do esporte

5 - Para John Bon Jovi, o esporte do coração é o futebol americano. O ídolo é tão aficionado pelo esporte – que surgiu a partir de uma variação do rugby- que foi um dos fundadores do time Philadelphia Soul.

6 - Outra grande atração do festival que também é fã do futebol americano, Beyoncé soltou a voz no intervalo do Superbowl 2013, a grande final do campeonato nacional. A cantora é também fã do basquetebol. Seu marido, o rapper Jay-Z, também fez a ponte entre o esporte e o mundo dos negócios e é dono do no time de basquete da NBA Brooklyn Nets. Os dois são frequentemente vistos assistindo a partidas da liga americana.

Nas páginas de um livro

7 - Torcedor fanático do Cruzeiro, o guitarrista do Jota Quest, Marco Túlio, é um dos artistas convidados a contar alguns momentos importantes de sua infância com o seu time de futebol preferido nas páginas de um dos livros da série “Time do Coração”. O exemplar do músico foi intitulado como “Meu Pequeno Cruzeirense”.

8 - Outro brasileiro a registrar sua paixão pelo time em um livro foi o líder da banda Skank, Samuel Rosa, que escreveu “O Dia em que Me Tornei... Cruzeirense”.

9 -  Nando Reis também já participou do projeto “Time do Coração”, contando sobre a sua paixão pelo São Paulo.

Direto das telonas

10 -  Jared Leto, líder da banda 30 Seconds to Mars, viveu nos cinemas a história do campeão Olímpico Steve Prefontaine, corredor americano que disputou os Jogos Olímpicos de Munique 1972 e serviu de inspiração para popularizar o esporte nos Estados Unidos. O recente clipe da banda, intitulado “Into the air”, também contou com a participação de atletas da esgrima e da ginástica, incluindo a medalhista de ouroMcKayla Maroney.

A música e os Jogos

A tradição de trazer os principais nomes da música de cada país-sede dos Jogos para tocar nas cerimônias é o que faz com que os shows sejam assistidos por bilhões de pessoas em todo o mundo. E algumas das atrações desta edição do Rock in Rio já compartilharam esta experiência:

11 - Em 2010, a banda canadense Nickelback encerrou com chave de ouro os Jogos de Inverno de Vancouver.

12 -  Já os britânicos da banda Muse foram parte ativa dos Jogos de Londres 2012. Além de comporem a música oficial dos Jogos - “Survivor”, que também tocaram na cerimônia de encerramento, Matt Bellamy, Dominic Howard e Christopher Wolstenholme também carregaram a tocha Olímpica em sua cidade natal durante o Revezamento da Tocha de Londres 2012.

13 - Outra artista britânica, Jessie J, também fez parte da festa de encerramento, cantando o clássico do Queen, “We Will Rock You”.

14 - E por falar em Jogos de Londres, a música “Spectrum”, da banda Florence and the Machine, é reconhecida como uma das mais tocadas nas Vilas Olímpica e Paralímpica e em toda a cidade durante os Jogos de 2012.

Preparação para Rio 2016

15 - Fã do hipismo, Bruce Springsteen acompanha a filha em todos os torneios que ela participa. Jessica Springsteen está em busca de sua primeira participação Olímpica no Rio 2016 e vem acompanhada de nada menos do que o Vindicat, o cavalo que conquistou a medalha de ouro em Londres 2012 junto com o atleta Peter Charles, presente do papai-coruja. Os dois já estão treinando para dar um show em 2016. Desta vez, Bruce estará na plateia.