Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Argentina vence sul-americano sub-20 e garante vaga no futebol dos Jogos Rio 2016

Por Rio 2016

Bicampeã Olímpica, seleção conquistou o título em Montevidéu e assegurou presença nos Jogos Olímpicos

Argentina vence sul-americano sub-20 e garante vaga no futebol dos Jogos Rio 2016

Capitão da seleção argentina, Ángel Correa marcou o gol da vitória sobre o Uruguai (Getty Images/Sandro Pereyra)

Vice-campeã da Copa do Mundo em 2014, a seleção masculina de futebol da Argentina voltará ao Brasil para os Jogos Rio 2016. A informação foi publicada no site da Federação Internacional (Fifa). Bicampeã Olímpica, com ouros conquistados em Atenas 2004 e Pequim 2008, a equipe garantiu sua vaga na noite deste sábado (07) ao conquistar o título do campeonato sul-americano sub-20, disputado no Uruguai. A Colômbia, vice-campeã da competição, disputará uma vaga nos Jogos Olímpicos em confronto direto com o terceiro colocado do classificatório das Américas do Norte e Central.
 
Com apenas uma derrota nas nove partidas que disputou em Montevidéu, a seleção argentina terminou o hexagonal final da competição com 13 pontos, quatro a mais que a Colômbia. O título só foi confirmado na última rodada, quando os argentinos derrotaram os donos da casa, de virada, por 2 a 1, com gols de Sebastián Druissi e Ángel Correa. Gastón Pereiro marcou o gol uruguaio.
 
O principal destaque da campanha argentina foi o atacante Giovanni Simeone, que marcou nove gols e foi o artilheiro da competição. Ele é filho do ex-jogador da seleção argentina e atual técnico do Atlético de Madri, da Espanha,  Diego Simeone, que conquistou a medalha de prata nos Jogos Atlanta 1996.
 
"O esforço sempre vale a pena. Esta equipe se esforçou durante um ano inteiro e conquistou seu objetivo. Era muito especial ganhar esta partida e agora temos a glória", destacou o camisa nove argentino.
 

Giovanni Simeone recebe o troféu de artilheiro do sul-americano sub-20 (Foto: Getty Images/Sandro Pereyra)
 
A classificação argentina, que volta aos Jogos após ficar fora em Londres 2012, garante a presença de uma das maiores rivalidades do futebol mundial nos Jogos Rio 2016, já que o Brasil já está classificado por ser o país-sede. A seleção verde e amarela deve contar com o astro Neymar na luta por seu primeiro ouro Olímpico, enquanto a Argentina poderá convocar nomes como Lionel Messi, Sergio Aguero e Angel Di María para ocupar as três vagas para jogadores acima de 23 anos que cada seleção tem direito.
 
No masculino, Brasil e Argentina são os únicos classificados para os Jogos Rio 2016 até o momento. No feminino, além do país-sede, já está garantida a seleção da Colômbia, que foi vice-campeã da Copa América, em 2014. 
 
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.