Vice-campeã da Copa do Mundo em 2014, a seleção masculina de
futebol da Argentina voltará ao Brasil para os Jogos Rio 2016. A informação foi publicada no
site da Federação Internacional (Fifa). Bicampeã Olímpica, com ouros conquistados em Atenas 2004 e Pequim 2008, a equipe
garantiu sua vaga na noite deste sábado (07) ao conquistar o título do campeonato sul-americano sub-20, disputado no Uruguai. A Colômbia, vice-campeã da competição, disputará uma vaga nos Jogos Olímpicos em confronto direto com o terceiro colocado do classificatório das Américas do Norte e Central.
Com apenas uma derrota nas nove partidas que disputou em Montevidéu, a seleção argentina terminou o hexagonal final da competição com 13 pontos, quatro a mais que a Colômbia. O título só foi confirmado na última rodada, quando os argentinos derrotaram os donos da casa, de virada, por 2 a 1, com gols de Sebastián Druissi e Ángel Correa. Gastón Pereiro marcou o gol uruguaio.
O principal destaque da campanha argentina foi o atacante Giovanni Simeone, que marcou nove gols e foi o artilheiro da competição. Ele é filho do ex-jogador da seleção argentina e atual técnico do Atlético de Madri, da Espanha, Diego Simeone, que conquistou a medalha de prata nos Jogos Atlanta 1996.
"O esforço sempre vale a pena. Esta equipe se esforçou durante um ano inteiro e conquistou seu objetivo. Era muito especial ganhar esta partida e agora temos a glória", destacou o camisa nove argentino.

Giovanni Simeone recebe o troféu de artilheiro do sul-americano sub-20 (Foto: Getty Images/Sandro Pereyra)
A classificação argentina, que volta aos Jogos após ficar fora em Londres 2012, garante a presença de uma das maiores rivalidades do futebol mundial nos Jogos Rio 2016, já que o Brasil já está classificado por ser o país-sede. A seleção verde e amarela
deve contar com o astro Neymar na luta por seu primeiro ouro Olímpico, enquanto a Argentina poderá convocar nomes como Lionel Messi, Sergio Aguero e Angel Di María para ocupar as três vagas para jogadores acima de 23 anos que cada seleção tem direito.
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.