Argentina garante vaga no futebol de cinco para os Jogos Rio 2016, enquanto Brasil leva o tetra no mundial
Sul-americanos são os únicos países com classificação assegurada até o momento para os Jogos Paralímpicos
Sul-americanos são os únicos países com classificação assegurada até o momento para os Jogos Paralímpicos
Pivô Jefinho marcou o gol do quarto título mundial do Brasil no futebol de 5 (Marcio Rodrigues/CPB/MPIX)
A América do Sul brilhou no campeonato mundial de futebol de 5, encerrado nesta segunda-feira (dia 24), em Tóquio. Tricampeão Paralímpico, o Brasil manteve o domínio na competição e conquistou seu quarto título mundial, enquanto a Argentina, vice-campeã, garantiu a primeira vaga em disputa do esporte para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. País-sede, o Brasil já tem classificação garantida para a primeira edição dos Jogos na América do Sul. A informação foi publicada no site do Comitê Paralímpico Internacional.
Tanto o Brasil, campeão mundial em 1998, 2000 e 2010, como a Argentina, medalhista de ouro em 2002 e 2006, chegaram invictos à final, disputando a hegemonia na competição. O equilíbrio prevaleceu no tempo normal, e a partida foi para a prorrogação. No começo do segundo tempo, Jefinho acertou um chute rasteiro, que deu a vitória e o título ao Brasil.
“Na hora que chutei, não esperava que a bola fosse entrar. Acho que a sorte fez a parte dela também. O importante é que pude comemorar mais este título. A emoção de fazer um gol em uma final assim foi muito grande. Nos esforçamos e demos o máximo que podíamos. Na hora do gol, extravasei”, comentou o baiano.

Medalhista de prata nos Jogos Atenas 2004 e bronze em Pequim 2008, a Argentina segue em busca de seu primeiro ouro nos Jogos Paralímpicos. Com a classificação assegurada no mundial, a equipe começa a focar nos Jogos Rio 2016.
“Ficamos muito emocionados por termos passado pela Espanha na semifinal. Jogamos muito bem e não deveríamos ter sofrido tanto para ganhar, mas nos pênaltis tudo aconteceu como merecíamos. Vencer os Jogos Paralímpicos é o que falta para nós. E agora teremos tempo para pensar nisso” disse Froilán Coki Padilla, referindo-se à vitória na semifinal sobre os espanhóis, que terminaram em terceiro lugar.
Além do Brasil e da Argentina, outras seis seleções disputarão os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Os donos destas vagas serão definidos em torneios classificatórios continentais, todos realizados em 2015. A Ásia e a Europa classificarão dois países cada, enquanto as Américas e a África terão direito a um representante.