Metade das seleções que disputarão o
rugby nos
Jogos Olímpicos já está definida. Colômbia, no feminino, e Argentina, no masculino, venceram o
Campeonato Sul-Americano do esporte neste domingo (07), disputado em Santa Fé, na Argentina, e carimbaram o passaporte para o Rio de Janeiro (
conforme publicado pela Federação Internacional do esporte). Com os novos classificados, seis vagas Olímpicas em cada gênero do esporte já estão preenchidas: enquanto a Argentina junta-se a Brasil, África do Sul, Grã-Bretanha, Fiji e Nova Zelândia como países garantidos para o torneio masculino, as meninas da Colômbia estão classificadas ao lado de Brasil, Austrália, Canadá, Grã-Bretanha e Nova Zelândia.
Além das classificações diretas para os Jogos Rio 2016, o torneio também definiu os primeiros países que terão a chance de brigar pela última vaga Olímpica para o esporte: Uruguai e Chile, no masculino, e Argentina e Venezuela, no feminino, foram os segundos e terceiros colocados de seus torneios e conquistaram o direito de disputar o Pré-Olímpico Mundial do ano que vem.
No feminino, a vaga foi definida no último jogo do torneio (de pontos corridos) disputado entre colombianas e argentinas: quem vencesse, ficaria com o título e com a vaga. Com o jogo empatado e restando dez segundos para o fim do jogo, Guadalupe López conseguiu furar a defesa da Argentina e marcar o try (jogada que vale cinco pontos) da classificação Olímpica para a Colômbia, fechando o placar em 12-7.

Campeã Sul-Americana, a seleção da Colômbia é a sexta classificada para a disputa feminina do rugby nos Jogos Rio 2016 (Foto: Franco A. Perego)
Foi a primeira vez que o Sul-Americano feminino do esporte teve um campeão diferente do Brasil, que conquistou todas as dez edições anteriores e não disputou o torneio deste ano por já ter vaga garantida para os Jogos Rio 2016 como país-sede do evento.
"Foi incrível. Nos preparamos durante três anos para esse jogo, para esse momento. A gente queria levar a Colômbia a um lugar onde o nosso país nunca havia estado, e a confirmação da vaga para os Jogos Olímpicos valeu todo o esforço", disse Alejandra Betancourt, a capitã da Colômbia, que ajudou o seu país a se classificar pela primeira vez para um torneio de nível global do rugby.
Entre os homens, a Argentina cofirmou a sua supremacia no continente e conquistou o torneio, com um currículo de 308 pontos marcados e apenas 10 sofridos (todos na mesma partida, contra o Chile). No último e decisivo jogo, contra o Uruguai, vitória tranquila por 45 a 0 e vaga Olímpica garantida para a equipe comandada pelo treinador Santiago Gómez Cora.
"Jogamos com muita pressão para garantir a vaga, apesar de termos tentado esconder isso. Mas sabíamos que se fizéssemos o nosso jogo com segurança, a gente garantiria a vaga. Trabalhamos muito duro e conseguimos alcançar nosso objetivo", afirmou o técnico argentino.
Com 308 pontos conquistados e dez sofridos, Los Pumas não deram chances aos adversários no Sul-Americano (Foto: Franco A. Perego)
Definidos os classificados da América do Sul, resta definir metade das 12 vagas para o torneio Olímpico de rugby sevens. Outros cinco campeões continentais (América do Norte, África, Europa, Ásia e Oceania), que serão conhecidos no segundo semestre de 2015, estarão classificados. A única vaga restante será destinada ao campeão do Pré-Olímpico Mundial, que será disputado em 2016. As quatro primeiras vagas tanto no masculino quanto no feminino foram decididas pela Série Mundial 2014/2015. Como país-sede, o Brasil está garantido nas disputas masculina e feminina.
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.
Nos Jogos Rio 2016, a Colômbia disputará pela primeira vez um torneio de nível global no rugby (Foto: Franco A. Perego)