Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Aquece Rio: melhores arqueiros do mundo desfilam habilidade no Sambódromo em evento-teste

Por Rio 2016

Entre medalhistas Olímpicos e campeões mundiais, competição contará com 120 atletas e testará 28 áreas funcionais do Comitê Rio 2016

Aquece Rio: melhores arqueiros do mundo desfilam habilidade no Sambódromo em evento-teste

Em outubro de 2014, o Sambódromo recebeu o Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco (Alex Ferro/Rio 2016)

Entre os dias 15 e 22 deste mês, o Sambódromo do Rio de Janeiro sediará um espetáculo diferente: serão os melhores arqueiros do mundo que vão desfilar sua habilidade na Avenida Marquês de Sapucaí. O Desafio Internacional de Tiro com Arco é o 11º evento-teste para os Jogos Rio 2016 e reunirá 120 atletas (64 homens e 56 mulheres), que vão disputar as competições individual e por equipes em um dos cartões-postais mais icônicos da cidade.

Alguns dos melhores arqueiros do mundo, representando 27 países, estarão em ação no Aquece Rio – só de medalhistas na última edição dos Jogos Olímpicos serão 11. Grandes nomes do esporte, como Ki Bo Bae (líder do ranking mundial e campeã individual e por equipes em Londres 2012) e Im Dong Hyun (dois ouros e um bronze em Jogos Olímpicos), ambos da Coreia do Sul, e o italiano Marco Galiazzo (duas medalhas de ouro e uma prata em Jogos Olímpicos) farão uma competição de altíssimo nível no Rio de Janeiro e vão aproveitar para conhecer um pouco mais sobre as condições climáticas que enfrentarão nos Jogos Rio 2016.

“A competição é uma oportunidade única de preparação para os atletas. Será uma chance para se acostumar, por exemplo, com o vento. Num lugar com duas laterais fechadas como o Sambódromo, o corredor de vento pode provocar até uma turbulência, o que altera as condições do tiro para os arqueiros”, explicou Luiz Eduardo Almeida, líder de competição do tiro com arco do Comitê Rio 2016.

Se para os atletas o evento é uma chance de conhecer melhor as condições de competição mirando os Jogos Rio 2016, para o Comitê Organizador não é muito diferente. Serão 28 áreas funcionais testadas no evento, em preparação para os primeiros Jogos da América do Sul, representadas por 593 colaboradores que trabalharão durante o evento (77 funcionários do Comitê, 378 terceirizados e 138 voluntários).

“Todas as operações serão muito importantes, especialmente as que envolvem a área de competição, como a organização das disputas, o entretenimento esportivo, o controle de doping e os resultados. A acessibilidade também é um ponto central a ser testado. Para isso, inclusive, teremos também a participação de atletas com deficiência”, disse Almeida, referindo-se aos seis atletas cadeirantes (três homens e três mulheres) que participarão da competição.

Ki bo bae comemorando vitória no tiro com arco em Londres 2012
Bicampeã Olímpica em Londres 2012, a sul-coreana Ki Bo Bae é um dos destaques do Aquece Rio (Foto: Paul Gilham/Getty Images)


Uma importante intervenção foi realizada no vão central do Sambódromo para garantir o melhor palco, tanto para os atletas, como para o público. Como o solo da arena de competição apresenta ondulações que poderiam dificultar o desempenho dos atletas, plataformas de 1m de altura foram instaladas para receber as competições.

“As plataformas garantem que todos os atletas atirem nivelados ao arco e conferem igualdade de condições às disputas, além de melhorar a visibilidade da competição para o público nas arquibancadas”, afirmou Rodrigo Rangel, gerente geral de instalação do Sambódromo.

A programação do Desafio Internacional de Tiro com Arco, sem ingressos para o grande público, terá início na próxima terça-feira (15), com as rodadas eliminatórias. As primeiras medalhas saem no fim de semana: no sábado (19) será definido o pódio das equipes femininas e, no domingo (20), o das equipes masculinas. Já as disputas individuais para as mulheres serão definidas na segunda-feira (21), e as dos homens, na terça-feira (22).