Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Aquece Rio: Copacabana recebe 210 triatletas para evento-teste Olímpico e Paralímpico neste fim de semana

Por Rio 2016

Enquanto atletas consagrados competem por uma vaga nos Jogos Olímpicos no Classificatório Mundial de Triatlo; Evento Mundial de Paratriatlo dará primeira impressão da estreia do esporte nos Jogos Paralímpicos

Aquece Rio: Copacabana recebe 210 triatletas para evento-teste Olímpico e Paralímpico neste fim de semana

Campeão Olímpico em Londres 2012, Alistair Brownlee é um dos principais nomes do Classificatório Mundial de Triatlo 2015, no Rio (Getty Images/Dennis Grombkowski/)

Esportes praticados ao ar livre, em especial a natação, a corrida e o ciclismo, já são atividades comuns na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio. Mas a programação do próximo sábado e domingo promete surpreender até o mais assíduo dos frequentadores. Afinal, não é todo dia que cerca de 210 atletas Olímpicos e Paralímpicos invadem a Orla de Copacabana para realizar, em alto nível, o que os cariocas curtem fazer todos os fins de semana: nadar, pedalar e correr em um dos principais cartões-postais da cidade. Parte do calendário de eventos-teste para os Jogos Rio 2016, o Forte de Copacabana vai receber, nos dias 1º e 2 de agosto, o Evento Mundial de Paratriatlo (WTE) e o Classificatório Olímpico Mundial de Triatlo.  

Este será o segundo evento da série Aquece Rioo primeiro foi a Regata Internacional de Vela, realizado na Marina da Glória, em agosto do ano passado -, e o terceiro dos 45 campeonatos esportivos nos quais as operações dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos serão testadas.

Integralmente organizado pelo Comitê Rio 2016, o evento-teste de triatlo e paratriatlo será uma prévia do que vai rolar nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em pouco mais de um ano. Para garantir que tudo ocorra da melhor forma possível, cerca de 70 funcionários do Comitê e mais de 500 voluntários vão participar do evento.

Em relação à competição, os testes mais importantes se referem ao desenho do percurso e às condições climáticas da competição, as mesmas esperadas para o período dos Jogos. Controle de doping, cronometragem e gestão dos resultados também serão testados.

No entanto, operações fora das áreas de competição também serão observadas, incluindo o esquema de trânsito da cidade durante as provas, a logística de transporte dos atletas, os serviços médicos oferecidos e a gestão de toda a instalação.

“Vamos replicar parte dos serviços dos Jogos, só que em menor escala. Um dos aspectos importantes que queremos atentar no caso do triatlo e do paratriatlo, além da gestão da competição em si, é a integração da cidade com o evento. Esse teste vai ser muito importante, pois, por serem realizadas ao ar livre, as provas têm um impacto direto para a população local”, conta Delphine Moulin, gerente-geral de Eventos-Teste do Comitê.

Na prova Olímpica, o trecho a ser percorrido compreende 1,5km de extensão em águas abertas, 40km para o ciclismo e 10km para a corrida, ambos realizados no trecho da Avenida Atlântica entre as ruas Rainha Elizabeth e Santa Clara (o trecho de ciclismo inclui ainda uma volta nos arredores do Parque do Cantagalo, na Lagoa).

Já para o paratriatlo, a prova é um pouco menor, compreendendo 750m de nado, 21km de ciclismo e 5km de corrida; e será realizada apenas na região da Avenida Atlântica.

Percurso do triatlo Olímpico em Copacabana: em vermelho, o trecho da natação, em laranja, o do ciclismo, e em amarelo, o da corrida (Foto: Rio 2016)

 

Público poderá assistir às provas de graça

Com disputas ao longo de todo o fim de semana, as competições serão abertas ao público e poderão ser acompanhadas por torcedores gratuitamente em diferentes pontos da praia.

No sábado (1), atletas e fãs do paratriatlo poderão ter o primeiro gostinho dos Jogos Paralímpicos, uma vez que o esporte só vai estrear nos Jogos na edição de 2016. São esperados mais de 60 atletas de 15 países para o Evento Mundial de Paratriatlo. Divididos em cinco classes funcionais, homens e mulheres vão competir entre 9h30 e 16h10.

Já no domingo (2), é chegada a vez dos atletas Olímpicos, que vem em busca de uma das seis vagas disponíveis (três para homens e outras três para mulheres) nos Jogos Rio 2016. Ao todo, o Aquece Rio Classificatório Olímpico de Triatlo, como é chamado o evento, vai reunir 150 dos melhores triatletas de 25 países. A competição acontece entre as 9h e 11h15 para as mulheres; e entre 12h30 e 14h45 para os homens.  

Para mais informações, acesse www.aquecerio.com/triatlo