Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Aquece Rio: Concurso Completo Internacional, em Deodoro, é o quinto evento-teste para os Jogos Rio 2016

Por Rio 2016

Fechado ao público, competição será realizada de quinta-feira a domingo no mesmo local que receberá as provas de hipismo nos Jogos Rio 2016

Aquece Rio: Concurso Completo Internacional, em Deodoro, é o quinto evento-teste para os Jogos Rio 2016

Marcelo Tosi, que disputou o CCE em Londres 2012, é um dos cavaleiros inscritos no Aquece Rio (Alex Livesey/Getty Images)

O quinto evento-teste para os Jogos Rio 2016 está prestes a começar. Depois da vela, do voleibol, do triatlo e do remo, o esporte da vez é o hipismo. De 06 a 09 de agosto (quinta-feira a domingo), o Centro Olímpico de Hipismo, em Deodoro, sediará o Concurso Completo de Equitação Internacional, que, assim como o Mundial Júnior de Remo, é considerado um “evento major”, ou seja, testará diversas operações em níveis muito próximos aos que serão praticados nos Jogos Rio 2016. Serão 102 funcionários e 486 voluntários do Comitê Rio 2016 em ação, pondo à prova 40 áreas funcionais da organização para os Jogos.

Onze cavaleiros, todos brasileiros, vão participar da competição – neste torneio, eles poderão utilizar mais de um cavalo, formando conjuntos diferentes. Este será o primeiro evento-teste fechado ao público, acompanhado por cerca de 1.200 convidados, alguns dos quais são membros das federações nacionais de 16 países. Representantes de grandes potências do esporte, como a Alemanha, a Grã-Bretanha e a Holanda, estarão em Deodoro observando as operações previstas para os Jogos Olímpicos.

“É muito importante para o nosso teste a presença das federações internacionais. Eles nos ajudarão a analisar a estrutura e a instalação do evento, e o andamento das operações. Além de, claro, observar a experiência dos cavaleiros em competição e levar algumas dicas e orientações aos atletas de seu país”, afirma Alex Titan, gerente de Competição do Hipismo do Comitê Rio 2016, lembrando que parte do circuito do cross-country do evento-teste será o mesmo utilizado nos Jogos Rio 2016.

No hipismo, são três as disciplinas que fazem parte dos Jogos Olímpicos: os saltos, o adestramento, e o CCE - esta última será a competição disputada esta semana no Aquece Rio. Considerado o “triatlo equestre”, o Concurso Completo de Equitação reúne as provas de adestramento, cross country e saltos, nesta ordem, e no evento-teste cada uma será disputada em um dia, de sexta a domingo. A partir desta terça-feira (4) a pista está liberada para treinos dos conjuntos; na quinta-feira (6), será realizada a inspeção dos cavalos.

Esta será a única competição de hipismo no calendário de eventos-teste  até os Jogos Rio 2016, e acontece simultaneamente ao Mundial Júnior de Remo, na Lagoa. Ainda no mês de agosto, outros três eventos-teste vão aquecer o Rio de Janeiro: o de vela, na Marina da Glória, entre 15 e 22; o ciclismo de estrada, no Forte de Copacabana, dia 16; e as maratonas aquáticas, também no Forte de Copacabana, nos dias 22 e 23. Até agosto do ano que vem, outros 40 eventos servirão de teste para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.