Aquece Rio: Concurso Completo Internacional, em Deodoro, é o quinto evento-teste para os Jogos Rio 2016
Fechado ao público, competição será realizada de quinta-feira a domingo no mesmo local que receberá as provas de hipismo nos Jogos Rio 2016
Fechado ao público, competição será realizada de quinta-feira a domingo no mesmo local que receberá as provas de hipismo nos Jogos Rio 2016
Marcelo Tosi, que disputou o CCE em Londres 2012, é um dos cavaleiros inscritos no Aquece Rio (Alex Livesey/Getty Images)
O quinto evento-teste para os Jogos Rio 2016 está prestes a começar. Depois da vela, do voleibol, do triatlo e do remo, o esporte da vez é o hipismo. De 06 a 09 de agosto (quinta-feira a domingo), o Centro Olímpico de Hipismo, em Deodoro, sediará o Concurso Completo de Equitação Internacional, que, assim como o Mundial Júnior de Remo, é considerado um “evento major”, ou seja, testará diversas operações em níveis muito próximos aos que serão praticados nos Jogos Rio 2016. Serão 102 funcionários e 486 voluntários do Comitê Rio 2016 em ação, pondo à prova 40 áreas funcionais da organização para os Jogos.
Onze cavaleiros, todos brasileiros, vão participar da competição – neste torneio, eles poderão utilizar mais de um cavalo, formando conjuntos diferentes. Este será o primeiro evento-teste fechado ao público, acompanhado por cerca de 1.200 convidados, alguns dos quais são membros das federações nacionais de 16 países. Representantes de grandes potências do esporte, como a Alemanha, a Grã-Bretanha e a Holanda, estarão em Deodoro observando as operações previstas para os Jogos Olímpicos.
“É muito importante para o nosso teste a presença das federações internacionais. Eles nos ajudarão a analisar a estrutura e a instalação do evento, e o andamento das operações. Além de, claro, observar a experiência dos cavaleiros em competição e levar algumas dicas e orientações aos atletas de seu país”, afirma Alex Titan, gerente de Competição do Hipismo do Comitê Rio 2016, lembrando que parte do circuito do cross-country do evento-teste será o mesmo utilizado nos Jogos Rio 2016.
No hipismo, são três as disciplinas que fazem parte dos Jogos Olímpicos: os saltos, o adestramento, e o CCE - esta última será a competição disputada esta semana no Aquece Rio. Considerado o “triatlo equestre”, o Concurso Completo de Equitação reúne as provas de adestramento, cross country e saltos, nesta ordem, e no evento-teste cada uma será disputada em um dia, de sexta a domingo. A partir desta terça-feira (4) a pista está liberada para treinos dos conjuntos; na quinta-feira (6), será realizada a inspeção dos cavalos.
Esta será a única competição de hipismo no calendário de eventos-teste até os Jogos Rio 2016, e acontece simultaneamente ao Mundial Júnior de Remo, na Lagoa. Ainda no mês de agosto, outros três eventos-teste vão aquecer o Rio de Janeiro: o de vela, na Marina da Glória, entre 15 e 22; o ciclismo de estrada, no Forte de Copacabana, dia 16; e as maratonas aquáticas, também no Forte de Copacabana, nos dias 22 e 23. Até agosto do ano que vem, outros 40 eventos servirão de teste para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.