Os Jogos Olímpicos Rio 2016 marcaram excelente presença na Assembléia Geral da Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais - ACNO, que se realiza em Acapulco, México. Na quinta-feira, dia 21, após apresentação do relatório de progresso feita pelo presidente do Comitê Organizador, Carlos Arthur Nuzman, a preparação dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foi aplaudida pelos representantes de cerca de 200 países que participam do evento.
Antes da apresentação do Rio 2016, as cidades candidatas à sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 Munique (Alemanha), Annecy (França) e PyeongChang (Coréia do Sul) apresentaram seus projetos aos participantes da ACNO. Ao ver as apresentações das três cidades revivi todas as emoções da candidatura do Rio e da conquista da sede olímpica. Desejo boa sorte às três cidades, afirmou Nuzman aos presentes.
Na apresentação, Nuzman destacou os avanços na organização do evento desde a conquista da sede olímpica, no dia 2 de outubro de 2009. Os resultados que obtivemos nesse primeiro ano de trabalho são muito positivos. O Comitê Rio 2016 foi criado oficialmente e tivemos várias reuniões com o COI, além de receber a primeira visita da Comissão de Avaliação, em maio. Nosso trabalho inclui aprender, observar e trocar experiências com Londres 2012. Estamos dentro dos prazos estabelecidos pelo COI e confiantes nos próximos passos que devemos dar para realizar uma excelente edição dos Jogos Olímpicos, explicou Nuzman.
O presidente do Comitê Organizador Rio 2016 destacou ainda o início das obras no setor de transportes, o lançamento do plano comercial, em novembro, e o lançamento da logomarca dos Jogos Olímpicos Rio 2016, na noite do dia 31 de dezembro, durante a virada do ano, evento que contará com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge.