Aprendizado e diversão para crianças nas clínicas esportivas da Semana Olímpica
Estudantes fazem rodízio no Parque Aquático Maria Lenk para conhecer os segredos de cinco modalidades
Estudantes fazem rodízio no Parque Aquático Maria Lenk para conhecer os segredos de cinco modalidades
Basquete, hóquei sobre a grama, judô, tênis de mesa e vôlei. As clínicas esportivas dessas cinco modalidades, realizadas no Parque Aquático Maria Lenk, têm sido um dos maiores destaques da Semana Olímpica, promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). No Rio de Janeiro, as atividades acontecem até esta sexta-feira e, em São Paulo, vão até domingo.
As clínicas envolvem crianças e adolescentes de escolas públicas, instituições sociais e projetos esportivos ligados às Confederações Olímpicas Brasileiras. Os inscritos, orientados por profissionais especializados, conhecem um pouco da técnica de cada modalidade. Dos segredos de conduzir a bola num campo de hóquei, passando pelos ensinamentos do mestre Jigoro Kano, criador do judô, tudo se transforma em uma novidade lúdica e divertida para os participantes, que se distribuem em forma de rodízio. As atividades nas clínicas são sempre precedidas por uma palestra sobre Olimpismo, ministrada pela museóloga do COB, Nira Lima.
Para Chico Chagas, coordenador da clínica de basquete, a intenção das clínicas é apresentar as diversas modalidades de forma divertida para os jovens atletas.
- A garotada chega aqui meio tímida, mas em pouco tempo se solta e curte a programação. No caso do basquete, os jovens atletas logo pegam intimidade com a bola, um de nossos objetivos. O importante é que conheçam a filosofia das diferentes modalidades - explica o professor.
Segundo Rogério Cantarino, supervisor de desenvolvimento da Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama Indoor, a dificuldade dos participantes é apenas inicial.
- No começo, eles não associam o taco com o esporte. Depois entendem a técnica e se familiarizam com o movimento - diz.
Integrante do Instituto Reação, onde aprende judô, David Teixeira, de 15 anos, mostrou estar feliz da vida com a oportunidade de conhecer novas modalidades.
- Sou judoca, mas adorei jogar tênis de mesa com a bolinha oficial, bem mais leve. E também gostei muito de jogar hóquei sobre a grama. Sabia que a modalidade existia, mas não fazia menor idéia das regras.
O professor Fernando Ruffato, coordenador da clínica de judô, ressalta que, de forma lúdica, os jovens atletas foram convidados a vivenciar no tatame como cair e levantar, uma experiência importante para a vida.
A Semana Olímpica é promovida anualmente pelo COB. O Dia Olímpico é celebrado mundialmente em 23 de junho, data da fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI) pelo Barão Pierre de Coubertin, em 1894, em Paris. Em 2008 o COI completa 114 anos.