Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Alunos do Transforma vivem emoção inédita em evento-teste do Rio 2016 no Maracanãzinho

Por Rio 2016

Centenas de crianças de sete escolas do estado do Rio curtiram a Liga Mundial e sentiram de perto um gostinho dos Jogos Olímpicos

Alunos do Transforma vivem emoção inédita em evento-teste do Rio 2016 no Maracanãzinho

Com gritos de incentivo, selfies e sorrisos, alunas da Escola Municipal Napion curtiram a Liga Mundial no Maracanãzinho (Alex Ferro/Rio 2016)

A Liga Mundial de voleibol é o primeiro evento-teste do ano para os Jogos Rio 2016 - e, se depender dos alunos do Transforma, o evento tirou nota 10. O programa de Educação do Comitê Rio 2016 promoveu nesta sexta-feira (17) a ida de centenas de alunos beneficiados pelo projeto ao Maracanãzinho, que puderam ver em ação, e bem de perto, algumas das melhores seleções de voleibol do mundo. Para a maior parte delas, foi a primeira oportunidade para sentir o gostinho do que vem por aí no ano que vem:

"Estar aqui pra mim é quase um sonho e eu quero muito acompanhar os Jogos Olímpicos. Vejo vôlei direto pela TV, mas nunca tinha assistido a uma partida assim, ao vivo. Adoro ver esporte, estou acompanhando o Pan, mas estar no ginásio é muito maneiro”, disse Douglas da Silva Cardozo, aluno de 14 anos da Escola Municipal Chile (Ginásio Carioca do Samba).

Além do jogo entre Sérvia e Polônia, os estudantes de sete escolas que estiveram nesta sexta-feira no palco do voleibol dos Jogos Rio 2016 testemunharam a vitória por 3 sets a 1 dos EUA sobre a França, resultado que eliminou a equipe brasileira da competição. Não foi o suficiente, no entanto, para desanimar a criançada:

“É a primeira vez que venho ao Maracanãzinho. O ginásio é muito grande e a torcida é muito legal!", completou Douglas.

Douglas foi um dos alunos do Transforma que acompanhou os jogos desta sexta-feira (17) no Maracanãzinho
Em sua estreia no Maracanãzinho, Douglas acompanhou pela primeira vez um jogo de voleibol no ginásio (Foto: Alex Ferro/Rio 2016)

“Nós estamos sempre passando aos alunos os valores do Olimpismo durante as aulas, mas é a partir de agora, com os eventos-teste, que eles vão começar de verdade a respirar os Jogos Olímpicos por toda a cidade” disse André Rocha, professor de educação física da Escola Municipal Chile.

Desde 2014, os valores Olímpicos e Paralímpicos já fazem parte do dia a dia dos alunos de 2.200 escolas –municipais, estaduais e particulares – do estado do Rio e também de Minas Gerais e Brasília. Com os eventos-teste, os estudantes terão a oportunidade de experimentar o esporte de alto nível de perto – o que pode promete despertar novas paixões, como aconteceu com o pequeno Rian Fernandes, por exemplo. O aluno da Escola Municipal Napion, de Ramos (zona norte do Rio), tem 7 anos e sempre foi fã de futebol, mas depois de ver os astros da Liga Mundial ao vivo...

“Agora prefiro vôlei! E eu quero muito voltar no ano que vem!”, afirmou.