Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Alunos do Programa de Educação Rio 2016 promovem solidariedade em bairros cariocas

Por Rio 2016

Para o segundo desafio da Maratona de Valores, alunos e professores realizaram ações de voluntariado em instituições e espaços públicos da cidade

Alunos do Programa de Educação Rio 2016 promovem solidariedade em bairros cariocas

Na Escola Municipal Doutor Sócrates, os jovens reformaram o jardim dos idosos e das crianças, fizeram uma apresentação da peça “O Auto da Compadecida” e ainda realizaram uma gincana para arrecadar alimentos para um abrigo (Foto: Rio 2016) (Rio 2016)

Enquanto os melhores atletas do mundo se preparam para brilhar nas arenas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, outra grande competição toma conta das escolas municipais cariocas. Após provarem que “jogam limpo”, chegou a hora dos alunos do programa de educação do Rio 2016 mostrarem que também batem um bolão quando o assunto é solidariedade. Parte da Maratona de Valoresiniciativa que tem como objetivo mobilizar e integrar a comunidade escolar por meio de atividades coletivas -, o desafio “Escola Solidária” incentivou estudantes de 31 instituições de ensino a realizar ações de voluntariado em bairros cariocas (veja todas nos vídeos abaixo).

Para cumprir a missão, cada uma das escolas participantes deveria enviar um vídeo com um projeto de voluntariado desenvolvido pelos alunos, com orientação dos educadores. O objetivo é criar uma cultura de voluntariado entre os alunos e melhorar a vida da comunidade no entorno das escolas.

“Precisamos resgatar essa questão dos valores, como respeito, determinação e amizade. Esses valores precisam ser aprendidos e vivenciados na prática pelos alunos. Pouco a pouco, conseguimos contagiar a escola inteira”, comemorou Eliete Ventura, diretora da Escola Municipal Orestes Barbosa.

Alunos da Escola Municipal Embaixador Araújo Castro organizaram uma tarde de atividades para os estudantes com deficiência, com direito a dança, experiências científicas, jogos de tabuleiro e prática de esportes (Foto: Rio 2016)

 

Uma das iniciativas de maior destaque foi a contribuição dos alunos da Escola Municipal Orestes Barbosa, na Vila Kennedy, para a Fundação Laço Rosa, que atua voluntariamente na prevenção do câncer de mama. Foram mais de 200 centímetros de cabelo doados - em média, as meninas abriram mão de cerca de 20 centímetros cada uma.

Segundo os alunos, a iniciativa foi dedicada à aluna Gabriele Costa, de 16 anos, que faleceu em julho vítima de leucemia.

"Pensamos em fazer algo sobre um assunto que tem sido um grande desafio para a humanidade e tentar ajudar as pessoas que sofrem com essa doença", disseram os alunos. 

Já a ação escolhida pela Escola Municipal Luiz Delfino, na Gávea, teve como foco a sustentabilidade. Alunos e professores lideraram um mutirão de limpeza no Parque da Cidade, com direito a produção de cartazes para a conscientização sobre a importância do meio ambiente e de sua preservação.

“A administração do Parque gostou tanto que pediu para deixarmos os cartazes expostos na entrada. Foi tudo feito pelos alunos. Apenas garantimos a segurança na coleta, distribuindo luvas descartáveis e evitando que objetos cortantes fossem recolhidos”, disse Adriana Teixeira, coordenadora pedagógica da escola.

Os vídeos enviados estão em votação desde o último dia 10 no YouTube. As três escolas que somarem o maior número de visualizações serão declaradas as vencedoras do desafio, que terá como premiação uma visita ao Centro Aquático Maria Lenk, palco das disputas de nado sincronizado e saltos ornamentais nos Jogos Rio 2016.

A Maratona de Valores faz parte de uma série de ações realizadas pelo Comitê Rio 2016, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que já incluiu o Transforma no sistema de políticas públicas da cidade.

Confira abaixo todas as ações: