Alemanha mira o pentacampeonato no hóquei sobre grama nos Jogos Rio 2016
Autor dos gols decisivos na final em Londres 2012, Jan Philipp Rabente mostra ansiedade para competir na Cidade Maravilhosa
Autor dos gols decisivos na final em Londres 2012, Jan Philipp Rabente mostra ansiedade para competir na Cidade Maravilhosa
Seleção alemã defenderá o título conquistado em Londres nos Jogos Rio 2016 (Getty Images/Lars Baron)
A seleção masculina de hóquei sobre grama da Alemanha será o time a ser batido nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Tetracampeã Olímpica, incluindo medalhas de ouro nas duas últimas edições dos Jogos, a equipe europeia chegará ao Brasil lutando pelo terceiro título consecutivo. Se confirmarem o favoritismo, os atuais vice-líderes do ranking mundial se tornarão o segundo país na história a conquistar três ouros Olímpicos seguidos, repetindo a Índia, hexacampeã entre 1928 e 1956.
Um dos destaques da equipe germânica, Jan Philipp Rabente, de 26 anos, mostra ansiedade para conhecer a Cidade Maravilhosa e competir diante da torcida brasileira.
“Nosso foco neste momento é a Copa do Mundo deste ano, mas quando penso nos Jogos do Rio, muitas coisas boas vêm à minha cabeça. Nunca fui ao Rio, mas pelo que escuto as pessoas falarem, com o visual maravilhoso e os torcedores apaixonados que a cidade tem, os Jogos Olímpicos Rio 2016 serão inesquecíveis. Mal posso esperar...”, diz o alemão, em entrevista ao site rio2016.com.
Rabente teve papel fundamental na conquista do título alemão em Londres. O jogador, que chegou aos Jogos Olímpicos como o atleta do elenco da Alemanha com menos gols (apenas seis em 77 partidas), tornou-se o improvável herói ao marcar duas vezes na vitória germânica por 2 a 1 sobre a Holanda na final Olímpica.
“Foi um sentimento excepcional, a realização de um sonho. Desde criança, sempre sonhei em disputar os Jogos Olímpicos e ganhar uma medalha. Ter marcado os dois gols na final foi muito inesperado e legal, mas o importante mesmo foi termos conquistado a medalha de ouro. Trabalhamos muito para que isso acontecesse”, relembra o camisa 14 alemão.

Após os Jogos de Londres, a seleção comandada pelo técnico Markus Weise passou por um processo de reformulação, com a saída de estrelas consagradas e a chegada de novos talentos. Para Rabente, as principais ameaças ao pentacampeonato alemão são Austrália, Holanda, Bélgica e Inglaterra.
“Nosso time sofreu algumas mudanças após Londres, o que é muito natural. Ótimos jogadores se aposentaram, mas jovens talentos estão ganhando seus lugares na equipe e vejo um futuro muito bom para o hóquei alemão. Mais do que as qualidades físicas, técnicas e táticas, nossa maior força tem sido conseguir jogar o nosso melhor nas horas certas. Sempre conseguimos dar um algo a mais nos jogos importantes”, afirmou.
Além dos quatro ouros Olímpicos, a seleção alemã coleciona ainda três pratas e três bronzes. O time conquistou também dois títulos da Copa do Mundo, em 2002 e 2006, e tentará neste ano o tricampeonato.