Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Agência Tátil é escolhida para criar a marca paraolímpica Rio 2016

Por Rio 2016

Decisão do Comitê Paraolímpico Internacional reconhece trabalho do Comitê Rio 2016 no processo seletivo para a agência de design

A agência brasileira Tátil Design de Ideias foi escolhida pelo Comitê Paraolímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) para desenvolver a marca dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016. A decisão reconhece a representatividade do processo conduzido pelo Comitê Organizador Rio 2016, que, no ano passado, selecionou a Tátil para criar a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

A marca dos Jogos Paraolímpicos terá exposição nacional e internacional por cinco anos após seu lançamento, representará visualmente o evento em produtos e campanhas e aparecerá nas imagens de televisão transmitidas para bilhões de telespectadores em todo o mundo durante e após os Jogos.

Alexi Schäfer, Gerente Sênior de Marketing e Transmissões do IPC, disse que “como os Jogos Paraolímpicos estão diretamente ligados aos Jogos Olímpicos, faz sentido que a marca Paraolímpica Rio 2016 nasça da essência dos Jogos do Rio de Janeiro, uma vez que as duas marcas vão conviver em diversas situações.

“A marca dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016 vai celebrar a singularidade da marca Paraolímpica e seus valores, que são baseados nos ideais de seus atletas.

“Com a Tátil, teremos a certeza de contar com uma agência que já está imersa nos valores dos Jogos e que vai respeitar a necessidade de sinergia para garantir uma integração da identidade visual dos dois eventos.”

O Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, elogiou a decisão do CPI: “A decisão do Comitê Paraolímpico Internacional é mais um atestado de excelência do trabalho realizado pelo Comitê Rio 2016, amplamente aprovado pelos mais diversos públicos. Tenho a absoluta certeza de que teremos uma marca Paraolímpica inovadora e criativa e que promoverá a imagem da cidade, do país e do Movimento Paraolímpico por todo o planeta.”

A escolha da Tátil como agência criadora da marca Olímpica foi fruto de um processo que durou cinco meses e contou com 139 inscritos. Foram selecionadas 24 empresas para entrevistas individuais e oito finalistas foram escolhidas para apresentar ideias para uma Comissão Julgadora formada por 12 membros nomeados por seu conhecimento em criação e aprovação de programas de marcas ou pela experiência em Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, incluindo membros dos três níveis de Governo – federal, estadual e municipal.

Sócio-Fundador e Diretor de Criação da Tátil, Fred Gelli garantiu que agora a agência está ainda mais preparada para o desafio: “Termos sido escolhidos para desenvolver a marca dos Jogos Paraolímpicos foi uma enorme honra para a Tátil. Vamos usar toda a experiência e o alto nível de envolvimento do nosso time com os valores Rio 2016 somados ao mergulho no universo Paraolímpico, seus valores e sua essência. Queremos criar uma marca que possa inspirar as pessoas tanto quanto um atleta Paraolímpico o faz por meio da sua determinação e capacidade de se superar”.