Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Adestramento e CCE têm novos classificados para o hipismo dos Jogos Rio 2016

Por Rio 2016

Japão garantiu vaga no adestramento por equipes. França e Suécia vão trazer time completo de CCE ao Brasil no ano que vem

Adestramento e CCE têm novos classificados para o hipismo dos Jogos Rio 2016

Masanao Takahashi, montando Fabriano, ajudou a equipe japonesa a se classificar no adestramento (Karl Heinz Freiler/FEI)

O Japão garantiu uma vaga na prova por equipes do hipismo adestramento dos Jogos Rio 2016. A Federação Equestre Internacional (FEI) anunciou que o país obteve a classificação na Qualificatória Olímpica Especial, realizada na última sexta-feira (11), em Perl, na Alemanha. No mesmo evento, África do Sul e Coreia do Sul ganharam o direito de trazer para o Brasil um representante para a disputa individual da disciplina. Domingo (13), no Campeonato Europeu do Concurso Completo de Equitação (CCE) de Blair Castle (Grã-Bretanha), França e Suécia obtiveram vagas para a competição por equipes dos Jogos.

Um total de 21 atletas de 11 nações estavam no evento de Perl lutando por vagas Olímpicas no adestramento destinadas aos países dos Grupos F (África e Oriente Médio), G (Sudeste da Ásia e Oceania) e outros quatro países do Grupo C (Cazaquistão, Quirguistão, Turcomenistão e Uzbequistão). Japão e África do Sul eram as duas únicas nações a lutar pelo direito de trazer um time completo ao Rio. Indonésia, Irã, Cazaquistão, Coreia do Sul, Marrocos, Palestina, Filipinas, Singapura e China Taipei mandaram representantes em busca de uma das duas vagas individuais para os Jogos.

A luta das equipes foi acirradíssima e os japoneses ganharam dos adversários pela pequena diferença de 0,6%. O time sul-africano, no entanto, não saiu de mãos vazias. Uma de suas atletas, Tanya Seymour, que montou Ramoneur, ganhou para seu país uma das vagas individuais no maior evento esportivo do mundo. A outra ficou com a Coreia do Sul graças ao desempenho do caveleiro Dongseon Kim e Bukowski. A FEI também também aproveitou o comunicado da qualificatória para confirmar oficialmente vagas individuais para México e Canadá.

No CCE, França e Suécia se classificaram para a competição por equipes dos Jogos Rio 2016 por seus resultados no Campeonato Europeu de Blair Castle. O evento oferecia duas vagas Olímpicas a serem disputadas por equipes dos Grupos A (Noroeste da Europa), B (Sudoeste da Europa) e C (Europa Central, Leste Europeu e Ásia Central menos Cazaquistão, Quirguistão, Turcomenistão e Uzbequistão) da FEI. Os franceses ficaram na terceira posição, atrás de Alemanha e Grã-Bretanha, que já contavam com vagas para lutar por medalhas no Brasil. A Holanda, também garantida nos Jogos, ficou em quarto lugar, permitindo aos suecos, que terminaram na quinta posição, comemorar a vaga de sua equipe para competir no Rio. 


Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem irão enviar aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.