Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Acompanhe a evolução das obras do Parque Olímpico e das demais instalações dos Jogos Rio 2016 na Barra da Tijuca

Por Rio 2016

Região se prepara em ritmo acelerado para receber o maior evento esportivo do planeta

Acompanhe a evolução das obras do Parque Olímpico e das demais instalações dos Jogos Rio 2016 na Barra da Tijuca

O Parque Olímpico dos Jogos Rio 2016 será o principal local de competição na Barra da Tijuca (Empresa Olímpica Municipal)

Considerada o "coração" dos Jogos Rio 2016, a Barra da Tijuca se prepara para receber o maior evento esportivo do planeta. Além de abrigar o Parque Olímpico, a região concentrará também instalações-chave para o evento, como a Vila Olímpica e Paralímpica, o Centro Principal de Mídia (MPC), o Centro de Transmissão Internacional (IBC), a Vila de Mídia da Barra e o Parque dos Atletas. (Veja imagens do avanço das construções)

Na Barra, serão realizadas competições de 20 disciplinas de esportes Olímpicos e de 12 modalidades Paralímpicas. As disputas acontecerão nas nove instalações do Parque Olímpico, nos quatro pavilhões esportivos do Riocentro e no Campo Olímpico de Golfe.

Confira abaixo a evolução das obras e veja como serão as instalações.

Parque Olímpico

Arena Olímpica do Rio: Construída para os Jogos Pan-Americanos de 2007, receberá as competições Olímpicas de ginástica - artística, rítmica e de trampolim - e o basquete em cadeira de rodas nos Jogos Paralímpicos. Já está pronta para os Jogos.

(Foto: Buda Mendes/Getty Images)

 

Centro Aquático Maria Lenk: Receberá as provas dos saltos ornamentais e do nado sincronizado nos Jogos Olímpicos. Palco das disputas dos Jogos Pan-Americanos de 2007, sofrerá pequenos ajustes para receber as competições do Rio 2016.

(Foto: Buda Mendes/Getty Images)

 

Centro Olímpico de Tênis: Dezesseis quadras -  com capacidade para até 18 mil pessoas - serão construídas em terreno de nove hectares para receber o torneio Olímpico de tênis e as disputas Paralímpicas de tênis em cadeira de rodas e futebol de 5. Depois dos Jogos, será parte do Centro Olímpico de Treinamento (COT), um dos principais legados esportivos dos Jogos. As obras tiveram início em outubro de 2013, com a montagem do canteiro de obras, a terraplenagem fina do terreno e a execução das fundações. A previsão de conclusão é no segundo semestre de 2015.

(Imagem: Rio 2016)

 

Estádio Olímpico de Desportos Aquáticos: Com 18 mil assentos, a instalação será sede da natação e do polo aquático nos Jogos Olímpicos, e da natação nos Jogos Paralímpicos. Ficará pronta no início de 2016.

(Imagem: Empresa Olímpica Municipal)

 

Halls Olímpicos 1,2,3 e 4: Os quatro Halls Olímpicos terão capacidade para receber até 48 mil pessoas e serão palco de seis modalidades Olímpicas – basquetebol, judô, luta olímpica, esgrima, taekwondo e handebol – e seis Paralímpicas – basquetebol em cadeira de rodas, rugby em cadeira de rodas, bocha, judô, voleibol sentado e goalball. Os Halls 1, 2 e 3 serão permanentes e farão parte, após os Jogos, do Centro Olímpico de Treinamento (COT).  A construção teve início em julho de 2013 e estará concluída na segunda metade do ano que vem. Já o Hall 4, que terá sua estrutura transformada em quatro escolas ao final do evento, começará a ser erguido este ano e também ficará pronto no segundo semestre de 2015.

(Imagem: Empresa Olímpica Municipal)

 

Velódromo Olímpico do Rio: Instalação que receberá o ciclismo de pista e o paraciclismo de pista nos Jogos Rio 2016, o velódromo do Rio terá capacidade para quase seis mil pessoas. A construção teve início em fevereiro de 2014 e estará pronta no segundo semestre de 2015.

(Imagem: Empresa Olimpica Municipal)

 

IBC/MPC: O Centro de Transmissão Internacional (IBC) e o Centro Principal de Mídia (MPC) ocuparão área de mais de 100 mil m² no Parque Olímpico. Serão a base da imprensa e da transmissão e cobertura dos Jogos. As estruturas começaram a ser erguidas em outubro de 2013 e estarão concluídas no segundo semestre de 2015.

(Imagem: Empresa Olímpica Municipal)

 

Riocentro

Pavilhões 2, 3, 4 e 6: Principal centro de exposições e convenções da cidade, terá quatro pavilhões esportivos durante os Jogos. Mais de 25 mil pessoas poderão acompanhar as disputas Olímpicas de levantamento de peso, tênis de mesa, badminton e boxe, além dos torneios Paralímpicos de halterofilismo e tênis de mesa.

(Imagem: Rio 2016)

 

Reserva Marapendi

Campo Olímpico de Golfe: Com capacidade para 25 mil pessoas, será palco do retorno do golfe aos Jogos Olímpicos após um intervalo de 112 anos. Os trabalhos no terreno começaram em abril de 2013 e têm previsão de término para 2015. Após os Jogos, será o primeiro campo de golfe público oficial da cidade.

(Imagem: Rio 2016)

 

Vila Olímpica e Paralímpica

A estrutura - que contará com 31 prédios de 17 andares e 10.064 quartos - começou a ser erguida em novembro de 2010. Atualmente, todas as fundações já estão instaladas e três prédios já estão concluídos. A conclusão da obra acontecerá até o final de 2015.

(Imagem: Rio 2016)

 

Parque dos Atletas

O espaço de 250 mil m2 foi transformado em um parque, que funcionará como área de lazer e local de treinamento oficial dos atletas nos Jogos Rio 2016. Entregue em 2011, já recebeu grandes eventos, como duas edições do Rock in Rio.

(Foto: Buda Mendes/Getty Images)