Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Acessibilidade é incentivada no Rio de Janeiro

Por Rio 2016

Prefeito anuncia pacote de ações para beneficiar pessoas com deficiência e Riotur lança guias de roteiros acessíveis

Acessibilidade é incentivada no Rio de Janeiro

Esteira para cadeira de rodas na Praia de Ipanema

O Rio de Janeiro já possui boas condições de acessibilidade em suas ruas, prédios e também em pontos turísticos e atrações culturais. No início do mês, o prefeito Eduardo Paes anunciou uma série de medidas para melhorar ainda mais a acessibilidade no centro da cidade, com a reforma de calçadas e instalação de banheiros e telefones públicos adaptados.

A Secretaria Municipal de Obras está finalizando o projeto prevê intervenções urbanísticas no Sambódromo, Vila Olímpica da Gamboa, Campo de Santana, Avenida Marechal Floriano, Passeio Público, que ganhará mais rampas e piso tátil, além do centro financeiro da cidade.  “A acessibilidade faz com que todos possam conhecer a cidade. O turista com deficiência só vai onde sabe que pode ir. Com os Jogos Pan-americanos e Parapanamericanos a cidade melhorou muito em relação à acessibilidade”, afirma o ex-atleta olímpico, Mauro Bernardo.

Os principais pontos culturais e turísticos da cidade também possuem acesso para pessoas com deficiência. No fim de 2008, a Riotur – Empresa de Turismo do Rio de Janeiro - lançou o Guia de Roteiros Turísticos Acessíveis. Nele são encontrados 30 lugares com elevadores ou rampas, que permitem acesso em nível, além de funcionários treinados para atender os visitantes.

Entre outros lugares, o guia fala sobre o Museu de Arte Moderna (MAM), Biblioteca Nacional, Cristo Redentor, Maracanã e Pão de Açúcar. Este último possui uma plataforma que se adapta a qualquer tipo de cadeira de rodas. “O maior diferencial deste equipamento está na mobilidade e na segurança. Além das alternativas de acessibilidade que oferecemos aqui, é importante que qualquer cadeirante possa fazer o passeio completo ao Pão de Açúcar, desde sua chegada na Praia Vermelha, passando pelas escadas que dão acesso à bilheteria até a entrada no Bondinho”, conclui Maria Ercilia Leite de Castro, diretora geral da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar. Além deste equipamento, a atração possui quatro elevadores para portadores de deficiências físicas, três cadeiras de rodas e banheiros completamente adaptáveis.

A publicação, que está disponível em hotéis, pontos turísticos e postos de informações turísticas, ainda traz informações sobre meios de transporte adaptados. O metrô carioca possui 11 de suas estações com elevadores, incluindo as localizadas em Copacabana e Ipanema. Outras opções são a cooperativa de taxi com veículos que possuem plataformas de embarque e ônibus que contam com elevadores hidráulicos e locais reservados para cadeiras de rodas.