A três anos dos Jogos Olímpicos, Rio 2016™ segue em dia com cronogramas e prazos
Em entrevista coletiva na nova sede do Comitê Organizador, Nuzman e Leonardo Gryner falam sobre o esforço de realizar os Jogos com um orçamento balanceado
Em entrevista coletiva na nova sede do Comitê Organizador, Nuzman e Leonardo Gryner falam sobre o esforço de realizar os Jogos com um orçamento balanceado
Nuzman lembrou que toda a estrutura dos Jogos está sendo feita com anos de planejamento e sem improviso (Rio 2016™/Alex Ferro)
A contagem regressiva para o Rio 2016™ atinge mais um grande marco na próxima segunda-feira, dia 5 de agosto, quando faltarão exatamente três anos para o início do maior evento esportivo do planeta. Em entrevista coletiva, realizada na tarde desta sexta-feira, dia 2, para comemorar a data, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ reiterou que está com o cronograma em dia e lembrou que o Rio de Janeiro passará por uma grande transformação com um orçamento balanceado.
“Temos pela frente um caminho longo e prazos confortáveis. Graças ao time experiente e engajado do Rio 2016™, estamos nos mantendo em dia com os compromissos assumidos e trabalhando com racionalidade para entregar Jogos de excelência. A parceria com os três níveis de governo também tem sido fundamental para vencermos estas primeiras etapas do grande desafio que é organizar os Jogos Olímpicos”, afirmou o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman.
Nuzman e o Diretor Geral de Operações, Leonardo Gryner, participaram da coletiva, que contou ainda com a presença do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e da presidente da Empresa Olímpica Municipal (EOM), Maria Silvia Bastos.
Paes e Maria Silvia iniciaram a entrevista com uma apresentação dos projetos em curso e ressaltaram que a maior parte dos gastos da prefeitura com os Jogos Olímpicos será feita com recursos privados e parcerias público-privadas. Eles lembraram ainda que o evento será fundamental para a cidade. "Os Jogos Olímpicos vão servir à cidade e não o contrário", disse Paes, que exemplificou a frase falando sobre a revitalização do porto, que iria demorar entre 15 e 20 anos para ser concluída, mas que agora ficará pronta a tempo dos Jogos devido ao grande volume de investimentos.
Léo Gryner, por sua vez, apresentou alguns dados do Comitê Organizador, que hoje tem 514 funcionários e que chegará ao número de 8 mil quando começar a competição. Ele complementou a frase do presidente Nuzman sobre cronograma em dia ao lembrar que, pela primeira vez na história, os Jogos Olímpicos terão eventos-teste de todos os esportes, incluindo olímpicos e paralímpicos. Ele ainda falou sobre outros detalhes, que incluem mais uma novidade que os Jogos Rio 2016™ trazem na organização do evento: “Pela primeira vez teremos todos os pictogramas de esportes olímpicos e paralímpicos diferentes”.
Da Suíça, sede do Comitê Olímpico Internacional (COI), o presidente da entidade Jacques Rogge enviou uma mensagem em comemoração aos três anos para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016™.
“Em Copenhague, em 2009, a equipe de candidatura do Rio 2016™ prometeu entregar Jogos de celebração e transformação. Quatro anos depois, estamos usando os Jogos como catalisadores e essa transformação está ganhando forma, com novas estruturas esportivas e de transporte já em uso, novos hotéis em construção, a área do porto sendo renovada e projetos sociais ajudando a desenvolver a segurança e a vida das comunidades locais através do esporte. Ao chegarmos à marca de três anos para os Jogos, o Rio 2016™ está trabalhando duro para cumprir sua visão e seus compromissos aos atletas de todo o mundo e à população do Brasil. Estou confiante de que a transformação do Rio vai continuar em ritmo acelerado e que atletas, fãs e cidadãos vão celebrar grandes Jogos Olímpicos junto com o Rio em 2016”, afirmou Jacques Rogge.