A 100 dias de Sochi, Jaqueline Mourão se prepara para fazer história no esporte nacional
Na reta final de treinos, atleta se mostra otimista na busca de classificação inédita do Brasil no biatlo
Na reta final de treinos, atleta se mostra otimista na busca de classificação inédita do Brasil no biatlo
Jaqueline Mourão treina em Canmore, no Canadá, em busca de classificação para os Jogos Sochi 2014 (Arquivo pessoal)
A contagem regressiva para os Jogos Sochi 2014 chegou à marca de 100 dias. E, no mesmo compasso, segue a preparação dos atletas. Única brasileira a competir nos Jogos de Verão e Inverno, Jaqueline Mourão também entra na reta final de treinos para a temporada que definirá os classificados para os Jogos de 2014. Em entrevista ao site rio2016.com, ela fala sobre a expectativa de representar o Brasil pela quinta vez em Jogos Olímpicos e de fazer história no esporte nacional:
“Esta temporada será muito especial, pois caso confirme minha vaga no biatlo (esqui cross country + tiro esportivo) e no cross-country, o Brasil fará a sua estreia no biatlo em Jogos Olímpicos. Eu ainda me tornarei uma das poucas pessoas no mundo que conseguiram se classificar para duas modalidades na mesma edição dos Jogos”, afirmou a atleta mineira, que disputou as duas últimas edições dos Jogos de Inverno (Turim 2006 e Vancouver 2010) no cross-country.
Jaqueline está desde segunda-feira em Canmore, no Canadá, onde treina até o dia 16 de novembro, quando embarca para a Europa para dar início às competições oficiais da temporada boreal 2013/14. A atleta está otimista:
“Estamos em fase final de preparação e, este ano, com a ajuda do programa ‘Solidariedade Olímpica’ (do Comitê Olímpico Internacional), conseguimos fazer uma preparação de altíssima qualidade, e tanto os testes físicos quanto os de precisão de tiro estão mostrando uma melhora considerável no meu desempenho”, disse.
Além das duas participações em Jogos de Inverno, a atleta de 37 anos disputou ainda os Jogos Olímpicos de Verão, em Atenas 2004 e em Pequim 2008, no mountain bike. Para ela, os dois Jogos têm muito em comum, mas cada um é especial à sua maneira:
“A estrutura, a vila, a organização, a segurança, o formato da prova em geral é muito semelhante. Os Jogos Olímpicos de Verão têm mais atletas, mais países, mais calor (risos). Em compensação, os Jogos de Inverno são mais charmosos por causa da neve e pela interação entre os atletas, que é maior uma vez que ficamos mais tempo dentro das instalações”, explicou Jaqueline, resumindo:
“No fundo, cada edição dos Jogos Olímpicos é única, e poder representar meu país pela quinta vez é uma honra muito grande!”.