5 razões para você não perder o pentatlo moderno nos Jogos Olímpicos Rio 2016
Evento-teste se despede de Deodoro nesta segunda-feira (14) deixando lições e motivos para atrair o público para a modalidade em agosto
Evento-teste se despede de Deodoro nesta segunda-feira (14) deixando lições e motivos para atrair o público para a modalidade em agosto
Cinco esportes em um: o pentatlo moderno oferece muito ao torcedor (Alexandre Loureiro/Rio 2016)
Depois de nadar, duelar na esgrima, saltar com cavalos, correr e atirar durante cinco dias, é hora do descanso. Os melhores atletas do mundo do pentatlo moderno agitaram o Parque Olímpico de Deodoro desde a última quinta-feira (11) e, nesta segunda (14), chega ao fim a Copa do Mundo do esporte, parte do calendário do Aquece Rio. As competições esportivas e as arenas foram os principais testes para o Comitê Rio 2016. O evento, organizado pela Federação Internacional de Pentatlo Moderno, ajudou a apontar acertos a ser feitos nas instalações do local.
Gustavo Nascimento, diretor de instalações esportivas do Comitê Rio 2016
O telão para resultados em tempo real na piscina, ainda ausente, e o acabamento do piso da Arena da Juventude (sobre o qual as pistas de esgrima são montadas) deverão ser providenciados até os Jogos, de acordo com o planejamento. Outras observações apontadas pelos atletas, como a temperatuda na Arena da Juventude, serão levadas em conta. "A Federação Internacional sai muito satisfeita, e nós também, cientes dos pequenos ajustes a fazer, no ar condicionado na Arena da Juventude, e no posicionamento na parte de resultados. Mas isso não fere o sucesso que foi a Copa do Mundo", disse Gustavo Nascimento, diretor de instalações esportivas do Rio 2016.
Un evento test para todos los gustos...Esgrima, natación, hipismo, tiro y corrida. ¡5 en 1!
Publicado por Aquece Rio em Segunda, 14 de março de 2016
Além de receber atletas com desempenho no mais alto nível. o evento-teste deixa claros alguns motivos para o público conferir esta modalidade que é das menos conhecidas, porém das mais exigentes do mundo Olímpico. Rio2016.com lista abaixo:
Se há algo que é incontestável no pentatlo moderno é o seu DNA Olímpico. O esporte é criação do Barão Pierre de Coubertin, pai dos Jogos Olímpicos da era moderna, que tiveram como inspiração o pentatlo disputado nos Jogos disputados na Grécia Antiga.
O pentatlo da Antiguidade era uma prova do atletismo, e envolvia corrida, salto em distância, luta e lançamentos de dardo e de disco - seu objetivo era descobrir o guerreiro mais completo. Trazendo o mesmo objetivo para a Era Moderna, Coubertin reuniu as provas necessárias para formar o que entendia ser o melhor soldado de guerra, com as cinco modalidades que permanecem até hoje: natação, esgrima, hipismo, tiro e corrida.
O esporte permite ao torcedor conhecer três instalações Olímpicas. O palco da natação é o Centro Aquático de Deodoro, construído para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e modernizado para o Rio 2016, e as arenas das outras provas são novas em folha. A Arena da Juventude receberá a rodada ranking da esgrima, enquanto o Estádio de Deodoro receberá o evento combinado (tiro e corrida), além da rodada bônus da esgrima, que acontece ao ar livre - e este é o terceiro motivo da lista.

A rodada bônus da esgrima é a novidade do esporte para os Jogos Rio 2016. Como as provas da esgrima do esporte são muitas (cada atleta luta 35 vezes) e simultâneas, a Federação Internacional do esporte acertou na tentativa de tornar o esporte mais midiático. Em lutas curtas (com máximo de 45 segundos de duração), a rodada bônus é uma oportunidade a mais para que os atletas acumulem pontos para o evento combinado e se aproximem ainda mais do público, já que são anunciados um a um pelos locutores. No Rio 2016, isso acontecerá ao ar livre.
Rob Stull, ex-atleta que disputou os Jogos Seul 1988 e Barcelona 1992
Quem aponta o principal atrativo lógico para o torcedor comprar ingressos para o pentatlo é o americano Rob Stull, ex-pentatleta: com um único ticket, é possível ver em ação alguns dos melhor atletas do mundo em cinco esportes. Para um fã da prova de saltos do hipismo, por exemplo, além do esporte favorito, ele acompanhará mais quatro modalidades.

Michael Cunningham, coordenador técnico da seleção brasileira
O pentatlo moderno é um esporte cheio de surpresas. Resultados aparentemente irreversíveis podem virar ao avesso em questão de segundos: um descuido na prova do hipismo, por exemplo, e as chances de medalhas vão por água abaixo, como aconteceu com o campeão Olímpico David Svoboda em Pequim 2008. Ou, ao contrário, recuperações incríveis também são possíveis: no evento-teste, o sul-coreano Jun Woongtae largou da sexta posição para vencer o torneio.
Para os brasileiros, este é mais um motivo. A pernambucana Yane Marques, medalhista de bronze em Londres 2012, é a quinta melhor colocada no ranking mundial do esporte. Apesar de não ter se saído bem debaixo de forte chuva no evento combinado da decisão feminina, no último sábado (12), a pentatleta mostrou que está em forma ao largar da primeira posição, graças ao melhor desempenho com os pontos somados de esgrima, natação e hipismo.

Entre os homens, Felipe Nascimento, provável representante do Brasil, é o número 87 do ranking mundial e não está entre os favoritos ao pódio, mas contará com o apoio da calorosa torcida brasileira - e, como visto no evento-teste, tudo pode acontecer no pentatlo moderno.
E ainda dá para acompanhar in loco as disputas do pentatlo moderno nos Jogos Rio 2016: é só acessar o Portal de Ingressos, escolher sua sessão e se preparar para acompanhar cinco provas com os melhores atletas do mundo.