2010 será um ano de planejamento, organização e reuniões periódicas com o Comitê Olímpico Internacional, que entregará ao Comitê Rio 2016 documentos que são a base do desenvolvimento do projeto: o conjunto de manuais técnicos e o organograma geral dos Jogos, explicou o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.
Na próxima semana, uma equipe da área de Marketing do COI estará no Rio para conversar com representantes do Comitê Rio 2016, já que durante o ano de 2010 serão elaborados os planos Comercial, de Branding e de Comunicação, para definir ações como a venda de cotas de patrocínio e o licenciamento de produtos.
Em fevereiro, o Comitê Rio 2016 marcará presença nos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver, onde terá uma extensa agenda de trabalho. Uma equipe técnica participará do Programa de Observadores para conhecer a organização da operação de diversos setores. Além disso, serão realizadas reuniões com representantes dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e Socchi 2014. No dia 11, na Sessão do COI que precede o evento, será apresentado o primeiro Relatório de Progresso sobre o andamento do trabalho do Comitê Organizador Rio 2016.
Estas ações dão continuidade ao trabalho que começou no dia 3 de outubro, menos de 24 horas após o anúncio do Rio como sede dos Jogos de 2016, com reuniões ainda em Copenhague, na Dinamarca. No fim de outubro, o COI organizou, no Rio de Janeiro, o Seminário de Orientação, onde foram discutidos a estrutura, a gestão e o planejamento da evolução dos trabalhos de organização dos Jogos nos próximos sete anos. Durante o evento, o suíço Gilbert Felli, diretor de Jogos Olímpicos do COI, elogiou o Rio por ter sido a cidade sede que mais rápido iniciou os trabalhos de organização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.