Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Zagueiro mexicano sonha com bicampeonato e vitória sobre o Brasil na final do futebol

Por Rio 2016

"Gostaria de estar na decisão no Maracanã e conquistar a medalha de ouro", diz Carlos Salcedo

Zagueiro mexicano sonha com bicampeonato e vitória sobre o Brasil na final do futebol

Salcedo foi um dos alicerces da defesa mexicana no Pré-Olímpico da Concacaf (Gene Sweeney Jr/Getty Images)

Se depender de Carlos Salcedo, o jejum do futebol do Brasil em Jogos Olímpicos vai continuar. O sonho do zagueiro do México é levar El Tri (de Tricolor, o apelido da seleção mexicana) ao bicampeonato Olímpico, impendindo a seleção pentacampeã em Copas do Mundo de conquistar o único título que falta em seu currículo.

"Nosso técnico tem nos motivado e revivido os momentos de Londres 2012, quando o México ganhou do Brasil (na decisão). Gostaríamos obviamente de repetir isso e também de fazer nossa própria história. Gostaríamos de estar na final no Maracanã e levantar a medalha de ouro", disse o jogador, um dos destaques da equipe mexicana que venceu este mês o Torneio Pré-Olímpico da Confederação da América do Norte, Central e do Caribe de Futebol (Concacaf). 

Salcedo não esconde seu desejo particular de um confronto contra os donos da casa na jornada rumo ao bicampeonato. “Gostaríamos de enfrentá-los (os brasileiros) na final. Mas se isso acontecer antes da decisão, também vai ser uma partida muito bonita, na qual teremos de dar 100%", afirmou o zagueiro, que atualmente defende o Chivas Guadalajara.

O México fez um Pré-Olímpico consistente sob o comando do técnico Raúl Gutiérrez. O time foi campeão invicto da competição e na final derrotou Honduras, que também se classificou para o Rio 2016, por 2 a 0. O meia Hirving Gonzalo, de 19 anos, foi eleito o melhor jogador do torneio.

Se no Pré-Olímpico o México foi impecável, o mesmo não se pode dizer sobre o desempenho nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015. Na final, o time perdeu por 1 a 0 para o Uruguai. "Não conseguimos ganhar o Pan. Pessoalmente quero ganhar tudo com esta seleção e sonho estar no pódio com todos os meus companheiros depois de conquistar o ouro (do Rio 2016)", planeja Salcedo.

O jogador sabe que para que isso aconteça, no entanto, será necessário estar atento aos detalhes. "Em torneios tão curtos, como o Pré-Olímpico e os Jogos, temos uma margem de erro pequena. Não podemos nos dar ao luxo de perder duas partidas porque praticamente o time fica de fora das quartas-de-final. Isso requer concentração".

 

A seleção mexicana festeja o título no Pré-Olímpico da Concacaf em Sandy, Utah (Foto: Gene Sweeney Jr/Getty Images)

 

Salcedo afirmou que o México tem mostrado as credenciais necessárias para defender o título Olímpico graças a um bom equilíbrio entre talentos individuais e forte espírito de equipe. "A união é muito boa.Temos jogadores que os clubes europeus vem acompanhando e isso é bom sinal de que há talento individual. Nos motiva o fato de que a equipe está muito unida", ressaltou o mexicano.