Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Yane Marques representará o Brasil no pentatlo moderno nos Jogos Rio 2016

Por Rio 2016

Pernambucana ficou com a medalha de bronze no Campeonato Mundial, que garantiu a vaga Olímpica a mais cinco atletas

Yane Marques representará o Brasil no pentatlo moderno nos Jogos Rio 2016

As três medalhistas do Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno: à direita, a brasileira Yane Marques (Foto: UIMP) (UIMP)

O Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno, realizado em Berlim (Alemanha), terminou neste fim de semana com seis atletas classificados para os Jogos Rio 2016. Garantiram a vaga os três mais bem posicionados (e ainda não classificados) entre os homens e entre as mulheres, conforme divulgado pelo site da Federação Internacional do esporte. Como país-sede dos Jogos Olímpicos, o Brasil já tinha a vaga garantida, restando apenas a definição sobre quem seria o atleta representante. Não resta mais: no torneio feminino do Rio 2016, o Brasil terá a pernambucana Yane Marques, que ficou com a medalha de bronze no Mundial. 

A alemã campeã Olímpica em Pequim 2008 Lena Schoneborn – que ficou com a medalha de ouro no Mundial, para a alegria da torcida da casa – foi outra atleta a garantir lugar no Rio 2016. A medalha de prata ficou com a chinesa Qian Chen, porém ela já havia garantido a vaga Olímpica como campeã do torneio continental, em junho, no qual a China também classificou Wanxia Liang, atingindo o limite máximo de dois representantes por gênero por país nos Jogos. Conforme as regras de classificação do esporte, a vaga de Chen para o Rio 2016 passou para a quarta colocada no Mundial: a russa Donata Rimsaite.

“Estou exausta, mas absolutamente feliz por ser a nova campeã mundial em minha cidade natal, diante da minha torcida e da minha família. Isso quase me fez chorar”, disse Lena Schoneborn.

“Estou muito feliz em conquistar esta medalha e a qualificação para os Jogos Olímpicos. Tive um ótimo dia em minha esgrima e minha corrida, o que me deixou muito feliz”, disse Yane Marques, que também obteve o bronze em Londres 2012, a primeira medalha Olímpica no esporte em todo o hemisfério Sul. Com o resultado no Mundial, Yane se tornou ainda a primeira pentatleta brasileira a obter uma vaga em Jogos Olímpicos sem depender da classificação através dos Jogos Pan-Americanos.

No torneio masculino, o campeão mundial foi o ucraniano Pavlo Tymoshchenko; seu compatriota Andriy Fedechko ficou com o bronze e o russo Aleksander Lesun (ouro no Mundial de 2014), com a prata: os três também garantiram a vaga no Rio 2016.

“Eu não acreditei que fosse conseguir. Pensei que já tinha perdido após a esgrima, porque cometi muitos erros. Eu não acreditava que seria possível”, disse Tymoshchenko, acrescentando que ir ao Rio será “incrível”.

O próximo evento classificatório do pentatlo moderno são os Jogos Pan-Americanos Toronto 2015 (no Canadá, entre os dias 10 e 26 julho). Estarão em disputa cinco vagas por gênero, distribuídas aos três melhores atletas, ao melhor sul-americano e ao melhor entre os países da América do Norte e Central, com o limite de uma vaga por gênero por país.

As vagas Olímpicas restantes serão definidas em 2016, com a nova edição do Campeonato Mundial e o ranking mundial de junho. Dois países convidados fecham a classificação para os Jogos.

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.