Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Voleibol define grupos para a disputa masculina nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Por Rio 2016

Brasil enfrenta Estados Unidos, França, Italia, Mexico e Canadá na primeira fase, enquanto Rússia, Polônia, Argentina, Irã, Egito e Cuba compoôem grupo B

Voleibol define grupos para a disputa masculina nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Rússia x Brasil se enfrentaram na final em Londres 2012; em 2016, a disputa será no Maracanãzinho (Foto: Elsa/Getty Images)

A exatos dois meses dos Jogos Rio 2016, as seleções masculinas de voleibol já sabem quais serão os primeiros desafios rumo ao ouro Olímpico. Com a confirmação neste domingo (5) das últimas quatro vagas que faltavam ser definidas - conquistadas por Irã, Canadá, França e México -, as seleções foram alocadas de acordo com suas posições no ranking mundial.

O Grupo A, do país-sede, reservou pedreiras para o Brasil. O time de Bernardinho, atual vice-campeão Olímpico, encara Itália, Estados Unidos, Canadá, França e México na primeira fase.

No grupo B, as principais forças são Polônia, atual campeã mundial, e Rússia, campeã Olímpica. Argentina, Irã, Cuba e Egito completam a chave.

As quatro melhores equipes de cada grupo avançam para as quartas de final, e aí se enfretam em partidas únicas de mata-mata até a grande final.

Bernardinho tem pedreira pela frente na primera fase do Rio 2016 (Foto: Getty Images/Matthew Stockman)

Disputa acirrada

O torneio de voleibol tem início com pelo menos seis candidatos ao ouro Olímpico. A França chega com moral para a disputa dos Jogos Olímpicos. A seleção conquistou o primeiro título de grande porte da sua história na Liga Mundial de 2015, competição que deu início à série de eventos-teste para os Jogos Rio 2016, disputada no Maracanãzinho.

A Polônia, campeã mundial, e os dois últimos campeões Olímpicos - Rússia (Londres 2012) e Estados Unidos (Pequim 2008) - também chegam como fortes candidatos ao ouro Olímpicos. A tradicional Itália segue em busca de seu primeiro título Olímpico. O Brasil, com grupo renovado, conta com o apoio da torcida para superar os adversários.

O torneio Olímpico de voleibol acontece de 6 a 21 de agosto, com todas as partidas no Maracanãzinho.

Os grupos femininos também já estão definidos: o grupo A tem Brasil, Rússia, Japão, Coreia, Argentina e Camarões. No grupo B estão Estados Unidos, China, Sérvia, Itália, Holanda e Porto Rico.

Prévia Olímpica

Antes dos Jogos Olímpicos, as equipes ainda estarão em quadra para disputar a Liga Mundial, que acontecerá entre 16 de junho e 17 de julho e terá as finais disputadas em Cracóvia, na Polônia.

A seleção brasileira começa a disputa da Liga Mundial na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra, uma das sedes do Rio 2016. Entre os dias 16 e 19 de junho, enfrenta Irã, Argentina e Estados Unidos - todos classificados para os Jogos Olímpicos.

Ainda dá para comprar ingressos para o voleibol nos Jogos Rio 2016