Vila dos Atletas já tem mais de 2 mil hóspedes de 120 países
Após adiar entrada, delegação da Austrália começa a colocar os primeiros atletas em seus apartamentos
Após adiar entrada, delegação da Austrália começa a colocar os primeiros atletas em seus apartamentos
Prédio que recebe a Austrália já tem as cores do país (Foto: Getty Images/Matthew Stockman)
As delegações de 14 novos países se instalaram nesta terça-feira (26) na Vila dos Atletas. Já são 120 nações representadas no espaço, das 206 que participam dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Ao longo do dia, chegaram quase 800 novos hóspedes, elevando a população para 2.400 pessoas. A expectativa é de que o número aumente substancialmente na quarta-feira (27).
Os australianos, que adiaram a entrada à espera da conclusão das obras, elogiaram o trabalho e aos poucos começam a ocupar seus quartos. Um grupo de 26 atletas do país da Oceania seguiu direto do aeroporto do Galeão para a Vila.
Ajustes finais nos prédios da Vila Atletas prosseguem até quinta-feira (Foto: Getty Images/Michael Heiman)
Atleta da canoagem slalom, o australiano Lucien Delfour ressaltou o tamanho da Vila e elogiou também o Estádio de Canoagem Slalom, na Vila Militar, onde realizou seu primeiro treinamento.
"Chegamos muito cedo, mas já deu para ver que a Vila é grande e muito bonita. Eu não imaginava que seria desse tamanho", disse ele. "Também pudemos treinar, foi ótimo. Ainda não havia muitos atletas, e isso fez com que tivéssemos um período muito agradável na água."
No Parque Olímpico, durante uma coletiva de imprensa, Ian Borrows, outro australiano da canoagem slalom, também destacou as boas condições de treino: "Treinamos duas vezes ao dia, provavelmente em um dos melhores cursos d'água do mundo atualmente. As condições são realmente excelentes."
A velejadora Stephanie Devaux-Lovell, da ilha de Santa Lucia, também gostou do que experimentou. "Chegamos na manhã desta terça e tudo está maravilhoso. O quarto é confortável, a internet funciona muito bem e a comida é maravilhosa. Acabei comendo demais", brincou.
A boa comida também foi assunto entre as meninas da seleção de basquetebol da Bielorrússia. "São muitas opções e você pode escolher o que quiser e quanto quiser. Tem uma estação para peixe, outra de pratos vegetarianos, uma só de carne... É realmente muita comida", disse Aliaksandra Tarasava.
Hannes Aigner, canadense medalha de bronze em Londres 2012, posou no refeitório.
Shelina Zadorsky, também do Canadá, festejou a chegada à Vila.
Dos 31 prédios da Vila, 21 tiveram as obras de acabamento concluídas. Nos demais, os serviços seguem até a próxima quinta-feira (28).