Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Vencedores da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, atletas da Itália e Lituânia estão classificados para o Rio 2016

Por Rio 2016

O azarão Riccardo De Luca e a favorita Laura Asadauskaite garantiram a vaga Olímpica neste fim de semana na Bielorrússia

Vencedores da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, atletas da Itália e Lituânia estão classificados para o Rio 2016

Riccardo De Lucca, da Itália, no evento combinado de tiro e corrida: vitória da etapa final da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno (UIPM)

Os Jogos Olímpicos já começaram para o italiano Riccardo De Luca e a lituana Laura Asadauskaite. A informação foi divulgada no site da Federação Internacional do esporte. Como vencedores da etapa final da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno – disputada neste fim de semana na cidade de Minsk, na Bielorrússia –, eles garantiram seu lugar no Rio 2016 (acompanhe aqui a classificação em todos os esportes). Duas semanas atrás, o Campeonato da Ásia/Oceania já havia indicado os primeiros 12 atletas do pentatlo moderno nos Jogos.

No torneio masculino, De Lucca despontou na etapa final do pentatlo, o evento combinado de tiro e corrida. Até então, a competição vinha sendo liderada por Pavlo Tymoshchencko (Ucrânia), Ilia Frolov (Rússia) e Valentin Belaud (França): nas três primeiras posições do ranking consolidado da Copa do Mundo, eles estavam separados por apenas seis pontos antes da prova combinada.

“Eu mudei alguns aspectos da minha abordagem do evento combinado no início da temporada, e agora estou melhor. Estou melhorando a todo momento, e saber que sou não apenas o campeão da Final, mas também qualificado para os Jogos Olímpicos, é uma ótima sensação” – comemorou De Lucca.

A medalha de prata em Minsk ficou com Tymoshchenko, e o bronze, com Pavel Ilyashenko (Cazaquistão).

“A Final foi dramática. Pudemos ver quão fortes e competitivos foram o ucraniano e o italiano, assim como os demais que os estavam perseguindo. Foi uma verdadeira luta, com uma final excelente”, comentou o presidente da Federação Internacional do Pentatlo Moderno, Klaus Schormann.

Já o torneio feminino confirmou o favoritismo de Asadauskaite, atual campeã Olímpica e vencedora de duas das quatro etapas anteriores da Copa do Mundo 2015. A lituana se manteve entre as primeiras posições durante toda a Final e venceu o evento combinado apesar de tê-lo iniciado com sete segundos de desvantagem em relação à líder da prova.

“Minha esgrima e natação estiveram muito boas, apesar de ter cometido um pequeno erro no hipismo. Não estive 100% na prova combinada, mas estou muito feliz em saber que irei para o Rio no próximo verão”, disse Asadauskaite.

A italiana Gloria Tocchi, que alternou o primeiro e segundo lugares durante toda a competição, terminou com a medalha de prata, e a australiana Chloe Esposito, já classificada para o Rio 2016 após o Campeonato da Ásia/Oceania, ficou com o bronze. A brasileira Yane Marques, medalha de bronze em Londres 2012, terminou a Final da Copa do Mundo em 14º lugar. 

O pentatlo moderno terá, em breve, novos classificados para os Jogos Olímpicos. No dia 28, começa o Campeonato Mundial, em Berlim (Alemanha), com seis vagas em jogo (três por gênero), distribuídas aos atletas mais bem posicionados. Em seguida, nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (Canadá, entre os dias 10 e 26 julho), serão definidas dez vagas (cinco por gênero), distribuídas aos três melhores atletas, ao melhor sul-americano e ao melhor entre os países da América do Norte e Central, com o limite de uma vaga por gênero por país. 
 
Como funciona
 
Com inspiração militar, o pentatlo foi disputado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, em 708 A.C.  O “moderno” do nome se refere às inovações trazidas pelo Barão Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos da Era Moderna.
 
A disputa começa com uma rodada classificatória de esgrima. Em seguida, os atletas competem nas cinco disciplinas em um único dia, acumulando pontos em cada uma delas. O primeiro evento é a prova de 200m livre de natação. Logo após, os competidores retornam à esgrima, onde a vitória garante mais um ponto. Então é a vez do hipismo, em um percurso de 300m a 400m com 12 obstáculos. A combinação dos resultados destes três eventos determina a classificação para a prova combinada de corrida e tiro, que consiste em quatro rodadas com passagens pelo estande de tiro alternadas com uma corrida de 800m. Leva o ouro o atleta que concluir o percurso primeiro.
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem irão enviar aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.