“Nunca imaginei que pudesse fazer parte de um evento tão grandioso como este”, comenta a artesã Jurema da Silva, da Nêga Rosa, cooperativa selecionada para confecionar as almofadas que irão decorar os quartos de cerca de 15 mil atletas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
Junto à Rede Asta, Casa de Cultura e Rede Ecosol, a Nêga Rosa integra o grupo de quatro cooperativas de artesãs que venceram o "Concurso das Almofadas", promovido pelo Comitê Rio 2016. Na última sexta-feira (28), 23 representantes das cooperativas encontraram-se na sede do Comitê para uma oficina. Durante toda a manhã, elas assistiram a apresentações das áreas de Marca e Sustentabilidade do Rio 2016 sobre a história dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
“Foi uma manhã muito produtiva e agradável. Nós sempre realizamos workshops e treinamentos de marca e design, mas o público dessa vez foi realmente especial. Foi bom dividir nossa experiência e repassar para as cooperativas as lições que aprendemos com o maior evento do mundo ”, conta Juliana Faria, coordenadora de Marca do Rio 2016
Ao todo, serão confeccionadas mais de 22 mil almofadas que, além da Vila Olímpica e Paralímpica, irão decorar as Vilas de Mídia dos Jogos. Desenvolvido por costureiras de comunidades cariocas de baixa renda, o trabalho será concluído em fevereiro de 2016.
Juliana Faria, do Rio 2016, observa o trabalho das artesãs: quatro cooperativas venceram o Concurso das Almofadas (Foto: Alex Ferro/Comitê Rio 2016)
O Concurso das Almofadas teve como objetivo a promoção de grupos produtivos, artesãos e pequenos produtores. Parceiro do Comitê Rio 2016, o Sebrae colocará à disposição um consultor para orientar as cooperativas caso haja alguma dificuldade de inserção no programa.
“Nosso objetivo ao incluir as cooperativas e artesãos como fornecedores dos Jogos é levar oportunidade e renda para esses grupos. Queremos mostrar ao mundo o trabalho deles e valorizar a mão de obra local. Vamos dar todo o suporte necessário para a entrega, mas é importante contar com o envolvimento dos grupos também”, acrescenta Sabrina Porcher, especialista de Legado e Engajamento do Rio 2016.
No fim do evento, as artesãs receberam visitas especiais para parabenizá-las pela vitória no concurso. Os medalhistas Olímpicos Tande, Robson Caetano e Giovane Gavio (este último, gerente de competição de voleibol do Rio 2016) foram ver de perto o resultado da oficina e dar as boas-vindas ao “Universo Olímpico”.