Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Rio 2016 e ONU se unem pela sustentabilidade dos Jogos

Por Ernesto Neves

Diretor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Erik Solheim, visitou instalações do Parque Olímpico na quinta-feira (4)

Rio 2016 e ONU se unem pela sustentabilidade dos Jogos

Erik Solheim: arenas sustentáveis e investimento em programas ambientais são legados inquestionáveis (Foto: Rio 2016)

Alinhado às mais modernas práticas de sustentabilidade e legado ambiental, os Jogos Rio 2016 contam com a participação ativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

O órgão internacional, uma das maiores autoridades quando o assunto é ecologia, desenvolveu uma série de recomendações e suporte técnico para que o Rio aproveite a oportunidade Olímpica e estabeleça práticas ambientais compatíveis com as necessidades atuais. 

Parque Olímpico investe em sustentabilidade, com reaproveitamento completo das estruturas construídas

Diretor executivo do Pnuma, Erik Solheim participou de uma visita ao Parque Olímpico na quinta-feira (4) e conheceu de perto todos os projetos de sustentabilidade desenvolvidos no local.

"Hoje, os Jogos têm equipes que cuidam da flora e prestam auxílio aos animais em áreas de competição. Isso deixa claro o respeito à natureza e a mudança de mentalidade pela qual a humanidade passa", disse Solheim ."É claro que ainda há muito passivo ambiental no Rio, mas ele está sendo debatido e enfrentado como nunca", completou.

Uma área equivalente a sete campos de futebol foi reflorestada no Parque Olímpico (Foto: Rio 2016/Ernesto Neves)

Outro projeto de destaque dos Jogos é o Passaporte Verde. Trata-se de uma série de medidas de fomento ao turismo sustentável no Rio de Janeiro. Elas incluem campanhas de reciclagem e uso responsável de energia e água pela rede hoteleira da cidade, além de parcerias com comunidades que implementam roteiros ecológicos.

"Os Jogos colocaram os holofotes no meio ambiente carioca, o que é extremamente positivo. Nem todos os problemas foram resolvidos, mas o caminho é claro: precisamos preservar a riquíssima natureza da cidade", disse Tânia Braga, gerente de sustentabilidade do Comitê Rio 2016, durante o encontro.